Observar as aves em seu habitat natural não é tão fácil como parece, exige requisitos que devem ser observados. Para facilitar, o guia traz dicas de como se comportar, se vestir e então se encantar com o canto, com a plumagem e os jeitos próprios das aves.
O traje é o primeiro requisito, tem que ser adequado para não chamar a atenção da ave. Por isso, procure usar uma roupa discreta com tons de verdes ou marrons. Com esse cuidado a chance da ave não te ver é maior e consequentemente a sua chance de observá-la aumenta.
As melhores horas de observação de aves são pela manhã nas primeiras horas e no fim da tarde. No meio do dia as aves se escondem do calor e se refugiam em locais frescos. Existem algumas espécies que podem ser observadas o dia todo como os bem-te-vis, biguás e garças, enquanto que outras possuem hábitos noturnos e só são vistas a noite como, por exemplo, o curiango, o urutau ou as corujas em geral.
O silêncio é muito importante para não espantar e assustar as aves. Com passos cautelosos no caso de caminhadas ou com o motor do barco desligado no caso da observação em navegações.
Habitat significa o lugar em que uma espécie vive. Então é importante você buscar alguma informação sobre o tipo de local que determinada ave habita caso queira observar alguma em específico.
No ambiente natural as aves já sabem como se alimentar, então não tente alimentá-las com frutas ou sementes, pois você estará induzindo-as a se alimentarem desses alimentos levados pelas pessoas. É preciso ter uma relação harmoniosa com as aves.
Uma dica muito importante é a de nunca caçar animais silvestres como as aves, pois além de ser uma atividade ilegal, elas não sobreviveriam em gaiolas. Nunca compre ou aceite de presente uma ave sem o seu registro no Ibama, pois com certeza essa ave foi resultado de caça na natureza. Aprisionar, Transportar sem autorização do órgão ambiental responsável é crime. Lei N.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998 - Lei de Crimes Ambientais.
Manuseio
Para facilitar as consultas e o manuseio, o Guia de Aves da APA Ibitinga traz explicações para que o estudante ou apreciador de aves não se confunda.
Na descrição das espécies estão o nome popular seguido do nome científico, devido às variações dos nomes de acordo com a região onde a espécie está localizada. Consta na ficha, o tipo de alimentação de cada uma das aves, as particularidades, as curiosidades e o local onde será mais fácil sua observação na APA Ibitinga.