Geral

Desenhos animados contra obesidade

Marcus Liborio
| Tempo de leitura: 2 min

Éder Azavedo

A nutricionista Suzana Franciscato (à esq.) durante a entrega dos kits de educação alimentar ontem

Apresentada às crianças de forma lúdica e divertida, a educação alimentar é tema constante nas escolas municipais de Bauru. Ensinar a importância do equilíbrio para uma alimentação saudável é o trabalho que o Programa de Educação Nutricional (PEN) tem desenvolvido ao longo de 14 anos, desde a sua criação.

Ontem, a nutricionista Suzana Janson Franciscato, diretora do PEN, fez a entrega de kits do programa Nutriamigos para a Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Ao todo, 81 escolas e cerca de 19.500 alunos terão acesso ao material, que, agora, transforma o projeto em desenho animado.

O kit contém um DVD com cinco historinhas e, ao todo, 11 minutos de duração. Os nutrientes se tornaram personagens e representam os alimentos, carboidratos, vitaminas, proteínas e gorduras.

“Elas (crianças) aprendem brincando. É importante o educador entender os personagens e atribuir os ensinamentos junto com o cotidiano na escola, como aplicá-los nas disciplinas”, explica Suzana Franciscato.

A nutricionista conta que a proposta é que a criança mude hábitos da família. “A partir do momento em que ela sabe sobre os alimentos, acaba mostrando para os pais o valor de uma alimentação saudável. Então, ela aprende a importância do nutriente e passa essa informação dentro de casa. Na verdade, os pais aprendem com as crianças, e não as crianças com os pais”, enfatiza.

O desafio é ainda maior, já que a obesidade infantil cresce a cada dia. Para mudar esse cenário, Franciscato aposta na educação dentro das escolas. “A gente tem visto que as escolas estão mais abertas para receber esse tipo de material. Estão procurando alternativas e ferramentas para trabalhar essa educação com os alunos. O momento é o começo do empurrão para melhorar a qualidade de vida das crianças”, acredita.

A entrega foi feita à diretora do Departamento de Ensino Fundamental em Bauru, Elisabete Pereira. A educadora garante resultado positivo da iniciativa. “Nós já tivemos uma experiência muito positiva em uma das escolas de ensino fundamental. Os professores já trabalham com as crianças esse conteúdo e notamos repercussões das famílias. Porque a criança acaba levando a informação da escola para casa”, reforça.

Próximo passo

Agora, o próximo passo do Nutriamigos é distribuir o material para outras cidades do Estado de São Paulo, além de conseguir apoio de mais patrocinadores para a entrega dos kits em todo o Brasil. Até o momento, já foram distribuídos 1.500 kits, mas a meta é atingir um número de 3 mil materiais entregues até o final do ano.

“Os pedidos de outros Estados são muitos. O nosso objetivo é que 3 mil escolas recebam os kits”, disse a nutricionista e diretora do PEN, Suzana Franciscato.

Além do DVD com cinco histórias em desenho animado, o material inclui dois CDs: um com atividades para a educação das crianças e outro com músicas de todos os “amigos nutrientes”, que compõem os personagens em cada historinha.

Comentários

Comentários