No fim da tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipiranga ficará suspenso hoje, das 7h às 13h.
A suspensão do atendimento deve-se exatamente à necessidade de adequação da escala médica. Segundo o Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento, a população da região da Vila Ipiranga deve procurar a UPA Bela Vista (rua Marçal de Arruda Campos, quadra 4-45, Vila Lemos) ou o Pronto-Socorro Central.
Nas últimas semanas, a administração não conseguiu recrutar médicos para cumprir plantões extras aos sábados e domingos. Eles alegam cansaço por sobrecarga de trabalho.
A prefeitura é refém da disponibilidade dos servidores da categoria em função do déficit de 69 profissionais na rede de urgência e emergência.
Proposta
Para estimular os médicos a cumprirem plantões extras aos finais de semana, a prefeitura apresentou proposta de redução da carga horária dos profissionais da rede básica de Saúde, de 20 para 15 horas semanais. O objetivo da administração é valorizar a hora trabalhada na urgência e emergência. Os médicos ainda avaliam a proposta.