|
Dois alunos de uma escola de Borebi (45 quilômetros de Bauru) foram diagnosticados com meningite viral. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, assim que os primeiros sintomas da doença surgiram, eles foram isolados por cinco dias e funcionários e docentes da unidade escolar foram orientados.
A confirmação dos dois casos ocorreu na semana passada. O JC apurou que os estudantes cursam o ensino fundamental na escola Professora Iracema Leite e Silva, localizada na região central da cidade. Os nomes e as idades deles não foram divulgados, assim como a série em que eles estudam.
Adriana Echeverria, enfermeira do Posto de Saúde do município, explica que a meningite viral, apesar de contagiosa, é considerada a forma mais leve da doença. “Ela é menos intensa do que a bacteriana e não tem a mesma quantidade de cuidado que temos que ter com a bacteriana”, afirma.
Assim que os alunos começaram a apresentar os primeiros sintomas, segundo ela, a Secretaria da Saúde adotou uma série de medidas. “A partir do momento em que houve a suspeita, já houve orientação para todos os funcionários e foi feita a dispensação de álcool gel para toda a unidade”, revela.
“As crianças foram colocadas em isolamento por cinco dias, sem contato com as outras crianças da escola. Os familiares também foram orientados”. Além disso, a enfermeira conta que professores foram orientados a monitorar os estudantes e a alertar a pasta caso eles apresentem sintomas como dor de cabeça, febre, náuseas e rigidez na nuca.
De acordo com Echeverria, pelo fato de se tratar de meningite viral, os alunos não precisam ser internados e a medicação está sendo ministrada conforme os sintomas que eles apresentam. “A virose é controlada com repouso, boa alimentação e boa hidratação”, declara.
