Quioshi Goto |
|
Para João Felipe Lança, da Emdurb, mudança ajudará a combater embarque indevido nos ônibus |
A partir do próximo ano, idosos e pessoas com deficiência terão direito ao passe cidadão para utilizar o transporte coletivo de Bauru. Trata-se de um cartão eletrônico, confeccionado em plástico, que liberará a passagem gratuita pelas catracas, em substituição ao cartão de papel atualmente adotado.
O recadastramento será iniciado em 12 de janeiro de 2015 e, em 12 de abril, o novo sistema estará em pleno funcionamento. “É uma forma de garantir inclusão social a estes usuários, já que passarão a receber o mesmo tratamento dado aos demais usuários”, avalia João Felipe Lança, gerente de transporte coletivo da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb).
Desta forma, assim que a mudança for implementada, idosos com mais de 65 anos e deficientes deverão ingressar pela porta dianteira do circular, passar pela catraca e sair pelas portas de trás. A única exceção será dada aos cadeirantes que utilizam a plataforma elevatória para acessar os ônibus.
O gerente de transporte coletivo, no entanto, destaca que o cartão também não será obrigatório aos usuários da terceira idade, já que o Estatuto do Idoso garante que pessoas com mais de 65 anos tenham o direito de embarcar nos ônibus gratuitamente apenas com a apresentação de documento de identidade com foto. “Mas recomendamos que eles também peçam o cartão. É uma forma de dar maior fluidez ao trânsito de pessoas dentro dos ônibus, além de fazer com que a Emdurb aumente sua capacidade de planejamento, a partir do maior controle sobre o volume de usuários que utilizam o transporte coletivo diariamente”, observa.
Sem trapaça
Lança explica que a instituição do passe cidadão também tem como objetivo reduzir o índice de pessoas que ingressam nos ônibus sem pagar passagem, de forma indevida. “Isso ocorre, em grande parte, porque muitas pessoas que têm direito à gratuidade apresentam, da calçada, o cartão de papel ao motorista e embarcam pelas portas traseiras. Trata-se de uma cultura de muitos anos que, agora, vai começar a mudar”, comenta.
As câmeras de segurança, que passam a funcionar oficialmente a partir de hoje em 70% dos ônibus da cidade (leia mais abaixo), também contribuirão para combater esta irregularidade e também o uso indevido do passe cidadão. “Uma pessoa que usar o cartão que pertence a outra poderá ser flagrada muito mais facilmente”, adianta Lança.
Em caso de perda do passe eletrônico, o documento será cancelado assim que o extravio for comunicado, já que um número impresso no cartão estará registrado no cadastro do proprietário junto à Emdurb.
Atualmente, a autarquia tem registrados 2 mil usuários com deficiência ativos e o cadastro de 30 mil idosos. Destes últimos, não é possível precisar quantos ainda utilizam o sistema de transporte coletivo.
Vantagens
Em uma segunda etapa do projeto, ainda sem prazo para ser implementada, a Emdurb pretende firmar convênios com farmácias e outros estabelecimentos, como forma de garantir descontos a usuários do transporte coletivo que tenham direito ao passe cidadão.
Prazos
A pessoa com deficiência deverá, obrigatoriamente, solicitar o passe cidadão entre 12 de janeiro e 11 de abril. Para tanto, deverá requerer o atestado de deficiência junto à entidade assistencial a qual está vinculada, que também pode ser a Sebes. O laudo será encaminhado à Emdurb, que autorizará a emissão do cartão eletrônico. O passe deverá ser retirado na sede da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb) 15 dias após a solicitação.
No próprio local, será feita fotografia do usuário para impressão no cartão. Já o idoso poderá requerer o passe cidadão a partir de 12 de janeiro diretamente na Transurb, sem prazo final determinado.
“Vale destacar, no entanto, que, a partir de 12 de abril, o cartão de papel, seja do idoso ou do deficiente, não terá mais efeito”, acrescenta o gerente de transporte coletivo, João Felipe Lança. Segundo ele, todos os cartões de papel com vencimento em 2014 terão prazo de validade prorrogado até 11 de abril de 2015.
Câmeras começam a funcionar nesta sexta-feira
Câmeras de segurança começaram a operar oficialmente a partir da 0h de hoje em 70% dos ônibus do transporte coletivo de Bauru. A expectativa é de que 100% da frota esteja sendo monitorada até o final de janeiro de 2015.
Inicialmente, serão 669 equipamentos instalados em 165 ônibus e três vans da empresa Grande Bauru. Já a Cidade Sem Limites promete instalar outras 295 câmeras em seus 73 ônibus e sua única van até 31 de janeiro do próximo ano.
Ao todo, serão 964 aparelhos, que têm como objetivo contribuir para a redução de casos de roubo, furto, vandalismo e uso do ônibus sem o devido pagamento de passagem, bem como utilizar as imagens para elucidar qualquer ocorrência que envolva o veículo, como reclamações de passageiros em relação ao motorista ou mesmo acidentes.
A instalação foi uma exigência da Emdurb para a contratação do serviço de transporte coletivo neste ano.