Política

Vereador quer praça com segurança para cães em Bauru

Ana Paula Pessoto
| Tempo de leitura: 3 min

João Rosan

Fernando Mantovani. Projeto sugerido por Fernando Mantovani,  na última quarta-feira no Legislativo, está em fase de elaboração escrita para ser entregue ao prefeito

Um espaço gramado e cercado com alambrado para que os cachorros  possam correr e interagir livres e em segurança. Esta é a ideia inicial de uma praça para cães em Bauru, proposta pelo vereador Fernando Mantovani (PSDB), na tribuna da Câmara.


Segundo o vereador, este é um assunto pesquisado por ele há um certo tempo. “Depois de participar de um passeio para cães, constatei a necessidade dos donos que levam seus animais para passear. Na avenida Getúlio Vargas, por exemplo, eles vão com correntes e coleiras. Mas todos têm vontade de encontrar um lugar para levar seu cãozinho para passear onde ele possa interagir de maneira livre com outros cães. Um lugar apropriado para tirar a coleira, jogar bolinhas, gravetos...”, enumera.


Entretanto, Bauru ainda não conta com um espaço onde tais atividades possam ser feitas com segurança para os animais e humanos. A criação de uma praça para cães, segundo Mantovani, nada mais seria do que um “gramadão” cercado por um alambrado baixo, com um metro e meio, no máximo, onde os cães de médio e pequeno porte possam correr livremente, brincar, interagir e gastar energia, o que é importante até mesmo para a saúde dos bichos.  


Bastante comuns em diversos países, cercados assim já podem ser encontrados em algumas cidades brasileiras, como Santos, visitada recentemente por Mantovani. “A área desse município é de 1.500 metros quadrados com alambrado baixo, que permite o dono do animal observar tanto do lado de fora quanto de dentro, já que o espaço possui algumas árvores e bancos”.

Local

Douglas Reis

Praça dos Escoteiros é o local que está sendo sugerido para ficar exclusivo para cães, mas terá que ser feita adaptações no local

O vereador Fábio Manfrinato (PR) teria sugerido a Praça dos Escoteiros como um possível lugar para a criação da primeira praça para cães de Bauru.  


Sugestão aprovada pelas amigas Bruna Petta Daud, Renata Miliani e Lucila Vasconcellos, que diariamente, levam seus cãezinhos para passear no espaço. “Seria excelente termos, em Bauru, uma praça destinada para o passeio com os cães”, afirma Lucila.


Segundo Renata, o espaço verde em questão realmente poderia ser usado para tal fim, já que recebe dezenas de animais todos os dias. “Um grupo de moradores já tentou implantar tal projeto aqui, mas ainda não vingou”.  


Entretanto, do ponto de vista político, Mantovani acredita que é melhor criar uma nova praça. “Tomar e cercar um lugar já usado por moradores para outros fins, como brincar com crianças, pode não agradar. Por isso eu acho que, hoje, seria mais fácil que a prefeitura destinasse uma área nova para esse fim”.


Uma das sugestões é o espaço ao lado das quadras de vôlei instaladas na avenida Getúlio Vargas, espaço também utilizado para passeios com cães. Segundo Mantovani, daria para aproveitar os alambrados das quadras e do aeroporto, o que reduziria os custos. “Se o prefeito, que também é simpático à ideia, der o seu consentimento, até conseguiríamos da iniciativa privada o alambrado que está faltando e as pequenas modificações para um gramado”, finaliza.    

Regras


Como tudo que é público, se construída, a praça para cães também terá regras fixadas logo na entrada. “Serão regras básicas para a boa convivência. Em uma praça dessa, não se pode levar cachorras no cio, cão de grande porte ou que não é sociável”, frisa o vereador. Limpeza e conservação também deverão fazer parte dessas regras. Não é por ser um espaço destinado ao convívio animal que seus dejetos poderão ser deixados ali. Os donos deverão recolher e colocar no lixo.    



 

Comentários

Comentários