Geral

Separação, conflitos de casais? A Inteligência Emocional resolve

Dulce Kernbeis
| Tempo de leitura: 6 min

Divulgação

Zilu, ao lado de Rodrigo Fonseca, usa a sua experiência pessoal no divórcio com Zezé Di Camargo para ajudar outros casais

Exemplo de transformação interna e de superação, Zilu Godói - ex mulher de Zezé Di Camargo - buscou respostas e reflexões na experiência da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) para enfrentar a crise conjugal que o Brasil inteiro (para não dizer o exterior) que culminou com a separação de um casal que parecia modelo.


Com isso, ela acendeu a luz para o assunto:  o que é Inteligência Emocional e como ele pode ajudar em crises conjugais?


O que é a I.E.


A Inteligência Emocional é uma somatória de habilidades que permite a cada pessoa  administrar desde as pequenas até as grandes adversidades que a vida cotidiana nos impõe, assim como aceitar e perceber nossas emoções que que estão presentes em todos os momentos, para redirecioná-las para obter melhores resultados e relacionamentos. Desenvolver essa inteligência é a única maneira de viver mais feliz. Para isso é necessária a ajuda de um terapeuta.


Quem já passou por isso, sabe que o fim de um relacionamento costuma trazer mais transtornos emocionais do que se imagina. A dor, de ambas as partes, pode ser até comparada com o sofrimento da perda de um ente querido. Sem contar as demais pessoas envolvidas neste processo de desligamento, entre elas, os filhos.

 

Rompimento brutal


Esse rompimento, na maioria das vezes, apenas decidido por um dos lado, gera uma frustração enorme. “Mas a vida tem que continuar e temos dentro de nós todas as respostas para cicatrizar essa ferida, se for preciso”, explica Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.


E foi na SBie que a empresária Zilu Godói buscou uma reflexão profunda para virar mais uma página em sua vida e seguir com a mesma garra e alegria sua trajetória de vida. E ela precisava claro. Afinal, foram 30 anos de casados. Com direito a vacas magras no início do casamento quando para sustentar os filhos e ele continuar investindo na carreira até venderam as alianças de casamento.


E houve uma separação prolongada, demorada, porque durante nove anos foi traída por Zezé. Acabou sendo trocada pela amante. Sempre soube que Zezé Di Camargo não era “santo”, dava o que se costuma chamar de “pulada de cerca”, mas nunca imaginou que ele não voltasse mais ao ninho.


Resultado: hoje o público fica mais do lado dela (e torce para ela encontrar outro amor) do que de Zezé e menos ainda da jornalista e integrante de banda country, Graciele Lacerda, a amante que agora ganhou status de namorada do ídolo sertanejo.


Novo significado


Os traumas são seguidos de dores e tristezas que uma pessoa pode carregar por toda a vida se não der a eles um novo significado. Ficam registrados e mais tarde surgem de maneira que podem ser tão prejudiciais a ponto de uma pessoa achar que não merece viver, ou que merece sentir a dor para o resto de sua vida.


“Pensamentos como esses podem desencadear os sintomas da depressão, como uma sensação de vazio e melancolia, até a falta de prazer e o excesso de negatividade”, alerta o presidente da SBie. O apoio encontrado por Zilu nesse sentido foi fundamental. E ela, de temperamento forte e espírito de liderança, desde o início do ano passado passou a exercer uma outra atividade: a de conselheira de casais nos encontros promovidos pela entidade.


Além de agradecer de público a ajuda (levou longos quatro anos para se reencontrar e assumir a separação) Zilu ainda encontrou forças para uma nova empreitada. Este ano deve estrelar um programa de televisão, focado em mulheres,  em uma emissora a cabo.


Mas a ajuda que ela encontrou, qualquer outro casal em crise, também pode encontrar.


“O trabalho principal da nossa mente inconsciente é criar uma coerência daquilo que existe gravado dentro de nós, com o que está sendo vivenciado fora. Ou seja, se estamos vivendo um relacionamento conturbado ou infeliz, de nada adianta apenas separarmos e trocarmos o “outro”, pois sempre repetiremos os mesmos erros, por não assumirmos o nosso 50% de responsabilidade”, diz o especialista.


Blog dá conselhos

Douglas Reis

Os empresários Sérgio e Rosana dizem não ter fórmula pronta, mas ele gosta de dar conselhos

Eles estão juntos há 33 anos, casaram-se em 31 de maio de 1981 e, não bastassem, serem marido e mulher, estão juntos praticamente 24h porque trabalham no mesmo local. Donos de uma loja de moda country, Sergio Coelho e Rosana têm a consciência de que é preciso ser razoável para viver a dois. Mesmo sem ter frequentado palestras de “Inteligência Emocional” ou participado de análise que use o tema, Sérgio conhece o assunto e, intuitivamente, aplica os conceitos em sua vida.


Sérgio vai mais além, em sua página pessoal no Facebook e no blog que mantém na Internet ele dá seus pitacos e recados a quem quer viver com sabedoria. Como este texto postado recentemente:


“ ... com muita meditação e oração, deixem as tristezas para trás, foco e determinação. Lembrem-se que em todos os relacionamentos humanos não há quem não se sinta, cedo ou tarde, ofendido por palavras, gestos, ou até mesmo pelo silêncio de um amigo ou da pessoa amada...”

Novas soluções para velhos problemas

The Love School – A Escola do Amor, um programa que tem por objetivo minimizar os problemas de relacionamento entre os casais estreou na TV aberta para todo País, há três anos, em novembro de 2011, mas já fazia sucesso antes. Traz como diferencial a discussão de temas como ciúme, cobranças na relações, como recomeçar após uma traição, diferença de classes sociais, entre outros assuntos. Tudo para tornar a vida dos casais o mar de rosas que se espera quando se casam.


O programa começou nas manhãs pela Internet, num canal evangélico, retratando situações do cotidiano de casais (e solteiros) sempre interagindo com o público pelas redes sociais. Nele o casal Renato e Cristiane Cardoso (ela por sinal filha do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD) e se tornou sucesso rapidamente. O casal chegou a publicar um best seller – o livro “Casamento Blindado” e, assim que assumiu o programa semanal (todos os sábados pela Record, na hora do almoço) o casal deixou de apresentar na internet. Mas outros casais ligados à Igreja assumiram a tarefa.


Amor no JC

Quioshi Goto

Gérson de Souza e esposa Elaine juntos há três décadas dão seu testemunho para problema que é sucesso na Record

Na televisão, o programa traz entrevistas esclarecedoras e, se os entrevistados não têm uma fórmula pronta, têm um caminho para a longevidade nas relações. Foi o caso do jornalista bauruense Gerson de Souza e sua esposa Elaine.

Gerson está casado pela segunda vez. Elaine está no primeiro e único casamento. Eles se conheceram quando ambos trabalhavam no Jornal da Cidade, há cerca de 30 anos. E não se largaram mais. Ele viaja muito pelo mundo afora fazendo as suas reportagens, mas sempre volta ao que chamou de “porto seguro”, a esposa Elaine.

O casal dá a fórmula para os telespectadores: parceria.


 

Comentários

Comentários