A banda Tihuana é um dos destaques da Virada Cultural 2015 em Bauru (23 e 24 de maio). A previsão é de que suba ao palco, no parque Vitória Régia, a partir das 15h30 de domingo, 24-5.
Para ir “aquecendo os motores do público”, os organizadores estaduais do evento trataram de falar com Leonardo Stuart Martinuss (Leo), guitarrista. Ele avalia a sonoridade do grupo, rock brasileiro atual e público do Interior.
O que mudou da sonoridade do Tihuana do início de carreira, em 1999, para o atual momento que vocês estão vivenciando?
Leo - No começo, usávamos mais naipes de metais, piano, assim como instrumentos de origem andina. Hoje estamos deixando mais a sonoridade de guitarra, baixo, bateria e percussão dar o recado. Mas nada é planejado nem fixo.
A banda ganhou mais visibilidade após o trabalho com o filme “Tropa de Elite”, mesmo essa música sendo do primeiro disco de vocês. Quais mudanças vocês perceberam após esse fenômeno?
Claro que ter uma música que dá nome ao maior sucesso cinematográfico da história do país agrega e renova público, já que a música tinha sido lançada oito anos antes do filme. Essa passagem nos deixa muito orgulhosos.
Como vocês analisam a produção do rock no Brasil atualmente?
O mercado musical mudou muito desde que aparecemos. Naquela época, o rock dominava as rádios, havia mais espaço para música ao vivo nas emissoras de TV. Havia um movimento com várias bandas. Hoje, as rádios dão preferência a outros estilos, nas TVs vemos muitas dancinhas, porém pouca música! E, claro, isso dificulta que bandas novas surjam e tenhamos um movimento forte como no começo dos anos dois mil.
Vocês já fizeram shows em diversas cidades no Interior de São Paulo. Qual a expectativa da banda para as apresentações na Virada Cultural Paulista e o que vocês esperam do público?
Esperamos o que sempre temos em São Paulo: a galera bem animada e participando muito do show. A ideia é de que voltemos todos mais felizes para casa!
No show que vocês apresentarão na Virada, o setlist será predominante do último disco “Agora É pra Valer!” ou vão mesclar com sucesso dos outros cinco álbuns?
Vamos tocar entre três e cinco músicas de “Agora é pra valer”, e dentro do possível, todas as outras músicas que marcam a nossa carreira.
Complementar
Em Bauru, o músico Nestico Aguiar se apresenta às 21h do dia 23, na área de convivência do Sesc. No mesmo local, no dia 24, a Banda mineira de Folk Metal Tuatha de Dannan apresenta, às 16h, um show vibrante, com canções próprias já conhecidas, além das faixas inéditas “Dawn of a New Sun” e “We’re Back”.
A unidade terá ainda uma apresentação circense na qual, em um cenário composto por um barril, uma mini-banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade, um palhaço vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito.
Programação – Virada Cultural Paulista
PALCO EXTERNO – Parque Vitória Régia
Todo o acesso às atrações é gratuito
SÁBADO 23/5
19h30 – Lu Nóbrega
21h – Luê
22h30 – Os Prettos
0h – Alpha Blondy
DOMINGO 24/5
15h30 – Banda Tihuana
17h – Catarina Dee Jah
18h30 – Marcelo D2 e banda