Geral

Libélula é limpa e fica protegida o tempo todo!

Ciência no Dia a Dia - Alberto Consolaro
| Tempo de leitura: 4 min

Divulgação
As libélulas tem olhos poderosos com 30 mil lentes e visão de 360º

A libélula plana entre pouso a pouso, distribui suas cores e raios de luz pelos espaços entre flores e reflexos d'água. Por onde passa e pousa, liberta e solta, como sugere seu nome, afasta as ondas do ar com corpo e asas em voos de vida leve e plena. Plana e plena, seu azul transluzente dá o tom do mistério que carregas em superfícies sedosas e refratárias!

O alemão Von Goethe, assim como muitos outros encantadores desbravadores do conhecimento humano, tem na poesia a forma lúdica de ver a vida em detalhes como fonte de inspiração na busca de saciar a sede de pesquisar e saber mais.

As libélulas tem olhos poderosos com 30 mil lentes e visão de 360º. Se alimentam de outros insetos, incluindo mosquitos e moscas em água estagnada como poças, lagos, pântanos e riachos. As larvas de libélula são aquáticas e alimentam-se também de girinos e pequenos peixes. As libélulas são predadoras do Aedes aegipti e podem comer por dia 14% de seu próprio peso, ou seja 600 deles ao dia. Apesar de ter mandíbulas e dentes, as libélulas não picam ou mordem os humanos.

Apesar de quatro asas e seis pernas, a libélula não sabe andar e voa a 85km por hora. Entre os seus nomes estão: helicóptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, corta-água, donzelinha, jacinta, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezague, cabra-cega, libelinha, cambito, canzil, cavalo-de-judeu, cavalo-judeu, lava-bunda e lavadeira.

SIMBOLISMO

No Vietnã, a libélula é símbolo de transformação e mudança, pois como excelentes voadoras, disparam como a luz e mudam de direção com rapidez. Ao tocar leve e rapidamente a água, sugerem que nossos pensamentos mais profundos emergem, vêm à tona e que é preciso ir além da superfície para buscar as decorrências mais profundas da vida. Se movimenta pra frente, pra trás, paira, pra cima, pra baixo, para os lados, como o sopro da mente. Ensinam que movimentar é preciso!

A libélula nos lembra: a vida é um sopro! Voam e vivem um dia só na sua vida adulta. A maior parte de seu tempo vive como uma criança imatura. Ao alçar voo, ela não terá tempo para perder e nos lembra do poder de viver o momento e ao máximo. No Japão, libélula simboliza coragem, força e felicidade, representando um símbolo imperial.

A libélula ainda nos ensina que vivendo o agora, você está em plena consciência de quem é, onde está, o que faz, o que quer e o que não quer. Ela te convida a viver com vivacidade e sem arrependimentos. A tatuagem da libélula é comum no pulso, tornozelo ou nuca de mulheres que pretendem refletir elegância, coragem e renovação.

APLICAÇÃO

Uma nova espécie de libélula foi descoberta por pesquisadores da UFSCar, USP, UFU e Unesp em veredas do cerrado no triângulo mineiro e na chapada dos Guimarães em Mato Grosso. A espécie foi descrita na revista Zootaxa em agosto e recebeu o nome de Erythrodiplax ana. Com 15 cm de envergadura de asas, o macho tem corpo azulado e a fêmea, alaranjado. Veredas são beiras de rios e pântanos cheios de vegetação rica em palmeiras buritis.

As libélulas têm grande importância ecológica na preservação do meio ambiente e como costuma viver apenas em áreas preservadas com pequeno índice de poluição, pode ser um indicador biológico: quando estiver presente na água, ela está limpa.

Ao estudar as libélulas, os pesquisadores perceberam que os machos não se molhavam e ainda refletiam a luz solar. Os estudos subsequentes revelaram que produzem cristais de cera em suas superfícies, o que os protegem dos raios solares e das chuvas, assim como de agentes poluentes.

Agora os pesquisadores procuram isolar esta cera para se transformar em produtos de proteção contra os raios ultravioletas, contra o molhamento na forma de impermeabilizantes e para impedir que superfícies se sujem, como se fossem auto-limpantes. Estes produtos poderiam proteger as superfícies de instrumentos ópticos e dos automóveis.

Parece um sonho concreto passar no corpo um produto derivado da cera da libélula para você ficar na praia sem que os raios solares te agridam, sem que a areia te suje e ainda por cima, que faça a água escorrer no seu corpo e te deixe sequinho e limpo quase que imediatamente! Ahhh: para o dia a dia, também servirão!

Sonhemos!

Alberto Consolaro éprofessor titular da USP - Bauru. Escreve todas as segundas-feiras no JC. 

Comentários

Comentários