Esportes

Noroeste anuncia o ex-jogador Sangaletti como treinador para A3

A disputa tem início previsto para 29 de janeiro e as finais devem ocorrer até maio

07/11/2016 | Tempo de leitura: 5 min
Thiago Navarro

Divulgação
Sangaletti foi tricampeão gaúcho com o Internacional
Sangaletti como gestor de futebol do Náutico

A preparação do Esporte Clube Noroeste para a Série A3 do Campeonato Paulista começou a ganhar forma. Ontem à noite, a diretoria alvirrubra anunciou Marcelo Antônio Sangaletti, 45 anos de idade, para comandar o time no Estadual de 2017. Ex-jogador, ele atuou como zagueiro e volante.

Sangaletti é natural de Dois Córregos e começou nas categorias de base do XV de Jaú. Foi também atleta do tradicional Juventus da Mooca, de São Paulo, no início da carreira, e depois ganhou destaque atuando pelo Guarani. Em 1997 foi jogador do Corinthians, onde ganhou o Campeonato Paulista, e de 1998 a 2000 foi tricampeão pernambucano com a camisa do Sport.

Teve rápida passagem pelo Santos, em 2000, e depois venceu mais duas vezes o Campeonato Pernambucano em 2001 e 2002, pelo Náutico. Entre 2003 e 2005, Sangaletti defendeu o Internacional de Porto Alegre, clube onde encerrou a carreira. Pelo Colorado, obteve o tricampeonato gaúcho.

O novo técnico será apresentado amanhã à tarde, em entrevista coletiva à imprensa no Complexo Damião Garcia, iniciando em seguida os trabalhos junto à diretoria e o restante da comissão técnica, remanescente deste ano, visando à formação do elenco para a Série A3.

FORA DOS GRAMADOS

Após terminar a carreira de jogador, Sangaletti começou a estudar para assumir outras funções no futebol. Formado em Educação Física, foi diretor de futebol do Náutico e chegou a assumir como técnico interino do clube por uma rodada no início do Brasileirão de 2008. Sangaletti estudou em cursos dos módulos A e B para treinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e palestrou ainda para jovens treinadores na própria CBF.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Noroeste, o novo técnico do clube estudou na CBF ao lado de nomes como Deivid (ex-Cruzeiro), Guilherme Dalla Déa (seleção sub-17), Rogério Micale (campeão olímpico com a seleção), PC Gusmão, Péricles Chamusca, entre outros.

Sangaletti foi ainda secretário municipal de Esportes de São Carlos, em 2013, e afirma estar satisfeito em assumir uma equipe como o Norusca, sendo esta sua primeira oportunidade de comandar, de forma efetiva, cum time profissional.

"É uma satisfação enorme poder trabalhar num clube de tamanha tradição e expressão no futebol como o Noroeste. Estou feliz com a confiança depositada em mim pela diretoria e vamos montar uma equipe dentro das condições do clube. Quero conhecer os meninos do sub-17 e vamos integrá-los para treinar junto com os atletas profissionais que serão contratados e vamos avaliar os que já estão no clube", afirma.

OPORTUNIDADE

"Não queremos pular etapas, mas entendemos que alguns jovens amadurecem pro futebol mais rápido do que os outros e aqueles que demonstrarem personalidade e qualidade poderão, sim, ser integrados e até inscritos na A3", frisa Sangaletti, em sua primeira entrevista como novo técnico do Noroeste, por meio da assessoria de imprensa do clube.

Sangaletti também falou da experiência de ter trabalhado com um dos melhores técnicos brasileiros dos últimos anos, Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro pelo São Paulo em 2006, 2007 e 2008. "Trabalhei muito com o Muricy Ramalho. Junto com ele foram cinco títulos, dois no Náutico e três com o Internacional. Com ele, fui capitão da equipe colorada e conquistei o carinho e o reconhecimento do torcedor gaúcho. É um espelho para mim como pessoa e como técnico de futebol. Aprendizado que levo comigo para onde eu vou", ressalta.

O presidente do Noroeste, Estevan Pegoraro, diz que Sangaletti foi a primeira opção da diretoria, que vê no treinador um perfil jovem e estudioso na função. "Ele vem se capacitando com afinco para exercer a função de treinador. É preparado, estudioso e mostrou-se muito atualizado. Tem uma carreira exemplar como jogador e um futuro promissor agora na função de técnico. Temos total confiança no trabalho que fará à frente do Noroeste", aponta Pegoraro.

Formação do elenco

O Noroeste conta neste momento com cinco atletas para a Série A3. O meia e lateral Octávio recupera-se de lesão no joelho esquerdo, enquanto o lateral-direito Bira também trata lesão no joelho. O também lateral direito Thiago Félix é outro atleta que está voltando de lesão, pois sofreu ruptura dos ligamentos do joelho direito na Série A3 deste ano. Os três já realizaram fisioterapia e participam agora de trabalhos físicos para voltarem a treinar com bola no próximo mês, quando poderão ser avaliados por Sangaletti.

O meia-atacante Tuxa estava emprestado ao Talentos 10 e o zagueiro Bebê joga por empréstimo o Campeonato Paulista sub-20 pelo União Barbarense. Ele tem a possibilidade de seguir em Santa Bárbara D'Oeste para a Copa São Paulo, em janeiro, e em seguida retornar ao Norusca para a Série A3.

Para a contratação do restante do elenco, o técnico Sangaletti, o presidente Estavan Pegoraro, o vice Rodrigo Gomes (Mosca) e o diretor de futebol Emerson Carvalho vão basear-se em análises de desempenho para a montagem do grupo do atletas. Tanto na captação de atletas quanto no pré-jogo e pós-jogo, Sangaletti atuará na análise de desempenho dos atletas noroestinos e adversários, com números sendo analisados e discutidos com os próprios atletas e comissão técnica. As categorias de base do Alvirrubro começaram bem com essa especialidade neste ano, com o analista Alexandre Moretti Moriconi, os técnicos Dú Itapuí (sub-17) e Élton Carvalho (sub-15), que deve ganhar continuidade no profissional ao lado de Sangaletti, segundo a diretoria noroestina.

Conforme o JC antecipou na semana passada, uma das alternativas estudadas pela direção alvirrubra é criar parcerias com grandes clubes, como Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que cederiam sem custo atletas ao Noroeste. As conversas ainda estão em andamento. O Norusca conta também com a entrada de mais patrocinadores e a adesão do público ao programa de sócio-torcedor, lançado no mês passado.

Série A3

O Paulista da Série A3 terá 20 clubes, com os seis últimos na primeira fase caindo para a Série B e os oito primeiros avançando ao mata-mata, quando serão definidos os dois promovidos à Série A2. O torneio tem início marcado para 29 de janeiro e término em maio. A tabela de jogos ainda será divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) até o final deste mês.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.