| Fotos: Douglas Reis |
![]() |
| Atendimento telefônico da Polícia Militar é 24h: tenente Queiróz e sargento Negueiro falam sobre ocorrências |
![]() |
| No Centro de Operações da Polícia Militar (Copom): as chamadas são redirecionadas, mas o 190 fica sobrecarregado |
Ainda que quase todo mundo saiba os telefones úteis, como o 190 da Polícia Militar, ou possa recorrer ao Google para uma pesquisa rápida, nem sempre as pessoas sabem para quem ligar ou onde ir nas mais diversas emergências. Também não é de conhecimento de toda a população que alguns serviços são 24h ou mantêm plantão em horários diferenciados.
Pensando nisso, essa edição do JC nos Bairros preparou um guia com alguns dos principais serviços prestados aos munícipes, incluindo áreas como segurança pública, saúde e assistência social.
As polícias Militar e Civil aprovaram de imediato a pauta. "A grande maioria da população ainda confunde as atribuições de cada telefone a ser utilizado e sobrecarrega muito o 190", aponta o tenente Fernando Queiróz Trujillo, chefe do Copom da PM Bauru.
De acordo com ele, há outro detalhe em que mais informação poderia ajudar. "Quando a população liga para os telefones 192 (Samu) e 193 (Bombeiros), se o aparelho não tiver créditos, a ligação é automaticamente redirecionada para o 190".
Por falar nisso, para qual atendimento móvel ligar? "Entre em contato com o Samu se for um caso clínico, como um mal súbito, por exemplo; já o Resgate pode ser acionado quando a emergência se tratar de traumas, como uma vítima de acidente de trânsito. Contudo, ambos se auxiliam em suas áreas de atuação", explica o tenente.
Quais os contatos e quando procurar cada setor da Polícia Militar, da rodoviária à ambiental? Confira na página 3.
QUANDO FAZER O BO
| João Rosan/JC Imagens |
![]() |
| Central de Polícia Judiciária (CPJ): plantão 24 horas para registro de boletins de ocorrência, na quadra 23 da avenida Rodrigues Alves |
A Polícia Militar pode, ao atender a população, fazer o registro do crime, mas todo boletim de ocorrência fica a cargo da Polícia Civil, que apura os fatos. Em Bauru, ela se concentra na Central de Polícia Judiciária (CPJ), na quadra 23 da avenida Rodrigues Alves.
E quando esse tipo de registro é necessário? "Em caso de crime, pois a função da Polícia Civil é investigar. Se a pessoa perde a CNH, não precisa de BO; já se é o RG, sim, pois a partir do registro ele é bloqueado para que não seja usado na prática de crimes", pondera o delegado Ricardo Luiz de Paula Martines.
Segundo o delegado, o plantão da CPJ é bastante procurado para questões que não são da alçada da polícia, como entrega de filho fora do horário por quem não tem a guarda, discussão por demarcação de território ou recebimento de cheque sem fundos, por exemplo. "De 90 BOs registrados, 50 não são criminais, não geram investigação e acabam arquivados. A investigação levanta a autoria e a materialidade de fatos criminosos, procura provas ou pode detectar que o acusado não é o autor", esclarece o delegado.
O tenente Queiróz ainda lembra que, atualmente, é possível registrar o BO também na chamada delegacia eletrônica. "Ocorrências sobre desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima podem ser registradas pela internet", lista o policial militar. O endereço é https://www.ssp.sp.gov.br/nbo.
Sobre desaparecimentos
Não faz muito tempo que personagens de uma novela procuraram a polícia “de mentirinha” para denunciar um desaparecimento e a resposta foi: tem que esperar 24 horas. Não é verdade! E esse tipo de desinformação só aumentam as dúvidas. “Antigamente, se falava em 24 horas como um prazo para ter certeza de que uma pessoa não estava na casa de alguém sem telefone, por exemplo. Hoje, um prazo razoável é aquele que mostra que a pessoa fugiu completamente de sua rotina. Se depois do trabalho ela vai à escola, saiu de casa para cumprir essa programação e nem foi à aula, pode estar acontecendo alguma coisa e a polícia deve ser acionada. É uma questão de bom-senso”, detalha o delegado Adib Jorge Filho, coordenador da Central de Polícia Judiciária (CPJ), órgão responsável por registrar, entre muitas outras, as ocorrências de desaparecimento.
“Quando se trata de criança ou idoso que tem problemas de saúde ou memória, a família já procurou na vizinhança e não encontrou, é preciso comunicar a polícia imediatamente”, reforça.
Quer saber mais sobre o trabalho da Polícia Civil e como contar com ela? Confira na reportagem logo abaixo.
Saúde: da emergência a pessoas, cuidado com animais e fiscalização de alimentos
A utilização adequada dos serviços públicos permite que as pessoas usufruam melhor do atendimento nas mais diversas áreas
| Malavolta Jr. |
![]() |
| Pronto-Socorro Central: urgência e emergências |
| Quioshi Goto/Imagens JC |
![]() |
| Hospital Estadual: centro de referência em áreas específicas |
Há vários modelos de atendimento para a saúde pública na cidade. Antes de saber qual procurar, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde faz uma diferenciação importante. O serviço de urgência atende necessidades que as pessoas colocam como prioritárias frente a outros problemas de saúde. Emergência implica em risco imediato de morte, constatado por critérios clínicos.
A rede pública municipal conta com 17 Unidades Básicas de Saúde - Núcleos de Saúde, seis Unidades Básicas de Saúde - Saúde da Família e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em diferentes regiões, visando atender todos os bairros. Os endereços podem ser encontrados no site https://www.bauru.sp.gov.br/saude.
Veja quando em que casos procurar outros serviços públicos de saúde.
PS CENTRAL
Quando procurar: em casos de urgência e emergência.
Atendimento: 24 horas
Contatos: (14) 3104-1160 e 3104-1166
Endereço: rua Rubens Arruda, quadra 07, Centro
ATENDIMENTO INFANTIL
Quando procurar: casos de urgência e emergência.
Atendimento: 24 horas
Contato: (14) 3104-1178
Endereço: rua Rubens Arruda, quadra 07, Centro
FARMÁCIAS DA PREFEITURA
Quando procurar: usuários ou não do SUS, apresentando receituário médico com no máximo 30 dias, documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. São atendidos apenas moradores de Bauru.
Divisão de Assistência Farmacêutica - Centro: de segunda a sexta, das 8h às 17h, na rua Quintino Bocaiúva, 4-52. Fone: (14) 3227-4630
Unidade de Assistência Farmacêutica Bela Vista: de segunda a sábado, das 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 12h, na rua Santos Dumont, quadra 14. Fone: (14) 3102-1226
Unidade de Assistência Farmacêutica Geisel/Redentor: de segunda a sexta, das 8h às 17h, na rua Anísio Castilho de Souza, 2-43, Jardim Carolina. Fone: (14) 3212-2906.
SAMU
Quando procurar: problemas cardiorrespiratórios, intoxicação; queimaduras leves; maus-tratos; trabalho de parto; tentativa de suicídio; crise hipertensiva; acidentes com vítima; afogamento e choque elétrico.
Atendimento: 24 horas. A orientação começa já por telefone.
Contatos: 192 e (14) 3203-1630
CENTRO DE ZOONOSES (CCZ)
Quando procurar: denúncia de maus-tratos, avaliação de zoonoses (raiva, leishmaniose), acidentes com animais e fiscalização de terrenos baldios.
Atendimento: das 8h às 17h. Para adoção de animais: das 9h às 16h.
Plantão veterinário: 24 horas (animais atropelados, equinos, apreensão de animais)
Contatos: (14) 3103-8050
Endereço: rua Henrique Hunzicker, quadra 1, Jd. Bom Samaritano.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Quando procurar: qualquer situação que envolva ameaça à saúde do cidadão, seja por meio de alimentos, produtos ou serviços. Além disso, a vigilância sanitária fiscaliza serviços à saúde (clínicas, hospitais) e serviços de interesse a saúde (manicures, tatuadores, etc.)
Atendimento: das 8h às 17h.
Contatos: (14) 3104-1497 (Controle de gêneros alimentícios); 3104-1496 (Produtos de interesse à saúde); e 3104-1495 (Serviços à saúde).
Endereço: rua Gerson França, 7-49, Centro.
HOSPITAIS PÚBLICOS DIRIGIDOS PELA FAMESP
HOSPITAL DE BASE DE BAURU (HB)
Quando procurar: vagas de internações e de consultas eletivas reguladas pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde); é referência em trauma (urgência e emergência); oferece 15 especialidades médicas, serviço de hemodiálise e 160 leitos. Atende as microrregiões de Bauru (18 municípios), Jaú (11 municípios) e Lins (9 municípios).
Atendimento: diariamente, 24 horas.
Contato: (14) 3104-3535.
Endereço: rua Monsenhor Claro, 8-88, Centro.
HEMONÚCLEO (INTEGRA O HOSPITAL DE BASE)
Quando procurar: doações de sangue e plaquetas ou cadastro de doador de medula óssea. Atende hospitais e santas casas de oito municípios da região de Bauru.
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Plantão: atende um sábado por mês, com divulgação pela página www.facebook.com/hemhbb
Contatos: (14) 3234-4412 e 3104-3518.
Endereço: rua Monsenhor Claro, 8-88, Centro.
HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU "DR. ARNALDO PRADO CURVELLO" (HEB)
Quando procurar: serviços hospitalares de grande porte e considerados referências em suas regiões para a realização de procedimentos de alta complexidade (oncologia, queimados, hemodiálise, cirurgias cardíacas, UTI's adulto, infantil e coronariana). Possui vagas de internações e de consultas, exames e cirurgias eletivas reguladas pela Cross; atende pacientes do Departamento Regional de Saúde de Bauru, abrangendo 68 municípios.
Atendimento: diariamente, 24 horas.
Contato: (14) 3103-7777.
Endereço: av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100, núcleo Presidente Geisel.
MATERNIDADE SANTA ISABEL (MSI)
Quando procurar: como hospital estadual (abrange 18 municípios) com pronto-atendimento de urgência e emergência em assistência materno-infantil, atende gestantes e recém-nascidos, realiza partos e consultas, incluindo auxílio a mulheres que sofrem violência sexual. Possui UTI neonatal, ambulatórios de cirurgia ginecológica, pediatria da prematuridade, entre outros serviços, também regulados pela Cross.
Atendimento: diariamente, 24 horas, com exceção dos ambulatórios, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h.
Contatos: (14) 3226-15-07 e https://www.maternidadesantaisabel.famesp.org.br.
Endereço: rua Araújo Leite, 26-27, Vila Santa Teresa.
AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES (AME)
Quando procurar: vagas de consultas especializadas, exames de diagnóstico e pequenas cirurgias eletivas reguladas pela Cross; é uma unidade de diagnóstico que oferece 25 especialidades médicas e abrange 18 municípios.
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Contato: (14) 3223-1335.
Endereço: rua Rubens Arruda, quadra 07, Centro.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS PELA PREFEITURA
DEFESA CIVIL
Quando procurar: em todas as situações que coloquem em risco a vida da população, como alagamentos, desmoronamento, veículo preso em buraco ou em rua de terra, entre outras.
Atendimento: 24h.
Plantão: (14) 99108-1200 ou 99695-5123.
Presencial: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Nuno de Assis, 14-60.
Telefone no horário de expediente: (14) 3235-1169.
Alternativa: ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO (DAE)
| Malavolta Jr. |
![]() |
| Trabalho do DAE não para: na imagem, funcionários consertam adutora à noite |
| Douglas Reis |
![]() |
| Entre outros serviços, a Emdurb é responsável pela coleta de lixo na cidade |
Quando procurar: informações das contas de água, corte e religação do abastecimento de água, parcelamento de dívida, ligação nova de água e esgoto, solicitação de caminhão-pipa, abastecimento de água e esgoto, tratamento de água, contenção de vazamento, reposição de asfalto, limpeza de fossas, extensão de redes de água e esgoto, entre outros.
Onde: no Posto de Serviços do Poupatempo
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Avenida Nações Unidas, 4-44.
Atendimento 24h: 0800 7710-195.
Ligações por celular: (14) 3235-6140 e 3235-6179. Outras localidades: (14) 3235-6100.
Alternativas: https://www.daebauru.com.br. No site há, entre outros serviços, emissão de segunda-via da conta de água.
Sede do DAE (atendimento para serviços de protocolos): de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Padre João, 11-25, Altos da Cidade.
EMDURB
Coleta de lixo orgânico e seletivo
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h; aos sábados, das 7h às 12h, no piso térreo do Terminal Rodoviário Fone: (14) 3233-9087;
Plantão 24 horas: 3233-9000.
NÃO É PÚBLICO, MAS É INDISPENSÁVEL
CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz
Quando procurar: falta de energia elétrica, lâmpadas da iluminação pública apagadas, queda de cabos da rede elétrica, colisões contra postes ou problemas com postes, solicitação de podas de árvores que estão tocando a fiação e dúvidas sobre ressarcimento de danos a eletrodoméstico, causados pelo sistema elétrico, entre outros problemas.
Atendimento 24h: 0800 010 10 10
Alternativa: no site (https://www.cpfl.com.br/atendimento-a-consumidores/cpfl-paulista), o consumidor acessa diversas informações sobre sua conta, consumo, pagamentos, atendimento por chat, etc. Agência em Bauru: segunda à sexta, das 8h às 16h, na rua Wenceslau Braz, 08-08, Vila Pacífico.
Procurar por polícia especializada agiliza a resoluções de problemas
Polícias Civil e Militar, assim como serviços de assistência social, têm atuações específicas e é muito importante saber que órgão acionar
| Douglas Reis |
![]() |
| Delegada Priscila Bianchini, da DDM: orientação, encaminhamentos e, principalmente, a função de investigar casos de violência contra mulher e menores, meninos e meninas |
Se por um lado, por falta de informação, muita gente espera que a polícia resolva qualquer problema, por outro, o policiamento, tanto civil quanto militar, dispõe de mecanismos e orientações que podem fazer toda a diferença para a população.
Um exemplo é a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O boletim de ocorrência é feito no plantão da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e, depois, o caso é encaminhado ou não para a delegacia especializada. "Nós vamos instaurar o procedimento, ouvir as partes e testemunhas. Nossa função é investigativa. Mas antes do BO, a vítima pode conversar com um escrivão da DDM para tirar dúvidas e ter orientação. Também atendemos tudo que é relacionado ao Estatuto da Criança e Adolescente, apurando casos que envolvem meninas e meninos menores", afirma a delegada Priscila Bianchini.
"As ocorrências mais comuns são lesões corporais e ameaças relacionadas à violência doméstica, com qualquer parentesco. Quando há necessidade de acolhimento, as vítimas ainda podem procurar diretamente o Centro de referência da mulher, que dá assistência psicológica e social, além de ter o abrigo para quem não tem para onde ir. Como esse serviço municipal é pouco conhecido, damos orientação", completa.
Saiba mais sobre essa e outras atribuições da Polícia Civil.
DELEGACIA DA MULHER (DDM)
Quando procurar: atende mulheres vítimas de crimes tipificados nos Código Penal, violência doméstica, crimes contra a pessoa (lesão corporal, ameaça, injúria, calúnia e difamação) e a dignidade sexual (assédio, estupro, estupro de vulnerável, incentivo à prostituição), além de crianças e adolescentes de ambos os sexos.
Atendimento: das 8h às 18h, de segunda a sexta, na CPJ, quadra 23 da av. Rodrigues Alves.
Plantão: somente através da CPJ.
CENTRAL DE POLÍCIA JUDICIÁRIA (CPJ) - POLÍCIA CIVIL
Quando procurar: para o registro de boletim de ocorrência de fatos criminosos ou quando o direito da pessoa está sendo lesado ou ameaçado.
Plantão: 24 horas, todos os dias.
Contatos: (14) 3235-6500.
Endereço: avenida Rodrigues Alves, quadra 23, Vila Cardia.
SERVIÇOS DAS POLÍCIAS MILITARES
| Douglas Reis |
![]() |
| No Batalhão da Polícia Militar, tenentes Fernando Queiroz Trujillo e Edmilson de Figueiredo Góes: Polícia Militar tem diversos setores |
POLÍCIA MILITAR
Quando procurar: caso de emergência policial ou fato que necessite da presença da Polícia Militar.
Plantão: 24 horas por dia.
Contatos: 190 ou https://www.policiamilitar.sp.gov.br
Endereços: Base Centro (praça Machado de Melo), Base Sul (praça Portugal), Base Leste (rua Izzat Muhammed Saadeh), Base Sudeste (travessa Francisco Cavalari Scripilitti, 1-75, Cecap), Base Norte (alameda dos Goivos, 10-15), Base Noroeste (av. Pinheiro Machado, 16-45) e Base Oeste (rua Italina Rodrigues Bertolucci, 1-178, Vila Falcão).
POLÍCIA AMBIENTAL
Quando procurar: fiscaliza crimes ambientais como caça, pesca de animais silvestres e armamentos para este fim, retirada ilegal de madeira e palmito, supressão de mata atlântica e soltura de balões de fogo, entre outros.
Plantão: 24 horas.
Contato: (14) 3103-0150.
Endereços: av. Rodrigues Alves, 38-138, Vila Cardia.
POLÍCIA DE TRÂNSITO
Quando procurar: acidente de trânsito e veículos estacionados em desacordo com o regulamento.
Plantão: 24 horas
Contato: 190
Endereço: avenida Nações Unidas, 9-30.
POLÍCIA RODOVIÁRIA
Quando procurar: acidente de trânsito ou prevenção em rodovias.
Plantão: 24 horas
Contatos e endereços: (14) 3203-9581, do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (av. Cruzeiro do Sul). (14) 3223-7132, na Base da Polícia Rodoviária - 1º Cia. Rodovia Marechal Rondon, km 338.
BOMBEIROS
Quando procurar: incêndio em residência, mata, veículos, desabamentos e alagamentos, entre outros.
Plantão: 24 horas
Contatos: 193; (14) 3222-5553 e https://www.corpodebombeiros.sp.gov.br
Endereço: 12º GB - rua Marcondes Salgado, 2-32, Centro.
RESGATE
Quando procurar: acidente de trânsito com vítimas de traumas ou que necessitam de imobilização e transporte emergencial.
Plantão: 24 horas
Contatos: 193
Endereço: 12º GB - rua Marcondes Salgado, 2-32, Centro.
SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SECRETARIA DO BEM-ESTAR SOCIAL (SEBES)
Quando procurar: aluguel social, orientação e perícia para passe deficiente, encaminhamentos a outros serviços com orientação de assistente social. O local também concentra a secretaria e diretorias relacionadas.
Atendimento presencial: de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida Alfredo Maia, quadra 1. Contato: (14) 3227-8624
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)
Quando procurar: encaminhamento de outros órgãos e demanda espontânea em situações de risco, de crianças a idosos. Os telefones também recebem denúncias.
Atendimento presencial: das 8h às 17h.
Creas 1: avenida Alfredo Maia, quadra 1. Fone: (14) 3234-8705. Atende as regiões do Ferradura Mirim, Jd. Godoy e Tibiriçá).
Creas 2: rua Raposo Tavares, 11-35. Fones: (14) 3223-5535 e 3227-7533. Atende as regiões do Jd. Europa, Jd. Ferraz, Santa Cândida e 9 de Julho.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
Quando procurar: atende todos os casos de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social.
Atendimento: todas as unidades, das 8h às 17.
Cras Nova Bauru: rua Antonio Palhares, quadra 03, Quinta da Bela Olinda (antigo Lar Escola Rafael Maurício). Fone: (14) 3239-7775.
Cras Jardim Ferraz: rua Bolívia, 6-63, Jd. Ferraz. Fone: (14) 3236-2837.
Cras Ferradura Mirim (CEU): rua Maria José Silvério dos Santos, quadra 02, esquina com av. Lucio Luciano, no núcleo Pastor Arlindo Lopes Viana. Fones: (14) 3231-3345 e 99151-8530.
Cras Tibiriçá: praça Nove de Julho, quadra 04, Distrito de Tibiriçá. Fone: (14) 3279-1187.
Cras Santa Cândida: rua Lázaro Cleto, 1-43, Jd. Santa Cândida. Fone: (14) 3218-0252.
Cras IX de Julho: rua Itália Giovanetti Franciscato, quadra 01, Nove de Julho. Fone: (14) 3218-8633.
Cras Jardim Godoy: alameda Flor do Amor, quadra 10, Parque São Geraldo. Fone: (14) 3218-6524.
Polo Cras Jd. Europa: rua Carlos Del Plete, 11-16, Jd. Europa. Fone: (14) 3236-2565.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER (CRM)
Quando procurar: mulheres vítimas de violência por demanda espontânea ou encaminhamento pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e outros órgãos. Possui abrigo, grupo de apoio, atendimentos com assistente social e psicóloga, além de orientação jurídica.
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h, na rua Raposo Tavares, 11-35. Fones: (14) 3223-5535 e 227-7533.
Plantão: fora do horário de expediente, a DDM encaminha para casa de passagem feminina.
ATENDIMENTO A MORADORES DE RUA (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)
Centro pop: oferece alimentação, banho, atendimento com assistente social e psicólogo, encaminhamento para cursos profissionalizantes e outros serviços de resgate de quem está nas ruas.
Atendimento: das 8h às 17h, na avenida Alfredo Maia, 3-66. Fone: (14) 3222-6308.
Abordagem noturna: vai ao encontro dos moradores de rua e recolhe para abrigos ou o albergue, caso a pessoa queira, ou entrega cobertores aos que não querem ser abrigados.
Atendimento: das 15h à meia-noite. Fone: (14) 3222-6308.
Plantão: (14) 99147-8954.
| Aceituno Jr. |
![]() |
| Albergue Noturno, mantido pelo Centro Espírita Amor e Caridade, trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal abrigando pessoas e famílias |
ALBERGUE NOTURNO
Casa de Passagem (Ceac)
Quando procurar: acolhimento imediato e emergencial de indivíduos ou famílias em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou ainda pessoas em trânsito.
Atendimento: todos os dias, 24h, na rua Inconfidência, 7-18, Vila Vergueiro. Fone: (14) 3222-4881.
CONSELHO TUTELAR
Quando procurar: atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, vítimas de maus-tratos, abandono, abuso e agressões em ambiente escolar, ou ainda direito violado em áreas como educação, saúde, além de acompanhamento a famílias.
Atendimento: das 8h às 17h, na avenida Alfredo Maia, quadra 1. Fones: (14) 3227-3499 (conselho 1) e 3227-3399 (conselho 2). Não faz atendimento por telefone, apenas orientação básica.
Plantão: (14) 99148-1203.
Denúncias: disque 100 (serviço nacional).









.jpg)