Geral

Vai desviar de buraco? Dê seta!

Marcele Tonelli
| Tempo de leitura: 4 min

Fotos: Douglas Reis
Guilherme Marcelino faz o trajeto de cones sob a análise de Paulo Freitas, do Sest/Senat
Unimed Campanha Maio Amarelo Paulo Freitas do Sesc Senat Guilherme Marcelino - Motoqueiro

Sempre que efetuar uma manobra brusca para fugir de buracos ou obstáculos, o motorista deve sinalizar aos demais condutores. Apesar da prática parecer óbvia, muitos não a adotam e, com isso, além de cometerem infração grave, colaboram para aumentar riscos no trânsito.

O alerta é feito durante a campanha Maio Amarelo, que tem como foco a mobilização da população para a redução do número de acidentes de trânsito.

Nessa segunda-feira (15), a Unimed Bauru lançou oficialmente a campanha na empresa, com uma ação prática para alertar seus cerca de 60 colaboradores que pilotam motos.

O motivo: neste ano, oito pessoas morreram na zona urbana de Bauru em virtude de acidentes de trânsito, sendo que seis delas eram motociclistas (veja mais no quadro no final).

DE OLHO NO TRÂNSITO

Apesar de não ser especificada na lei, a prática de não sinalizar manobras no trânsito pode gerar multa grave (R$ 195,30) aos condutores, "assim como a não indicação de mudança de faixa ou conversão", esclarece o 1.º tenente José Sérgio de Souza, comandante do Pelotão de Trânsito da PM.

Douglas Reis
Edson Jatti é o coordenador do Maio Amarelo na Unimed-Bauru

Além do alerta sobre o famoso "dar seta" durante curvas e desvios bruscos, e sobre andar no limite de velocidade, o engenheiro de segurança do trabalho na Unimed, Edson Jatti, afirma que muitos acidentes também ocorrem por pressa. "Atrasadas, as pessoas acabam aumentando a velocidade e isso gera o acidente. É algo que observamos em alguns acidentes que envolveram colaboradores daqui", comenta Jatti, coordenador do Maio Amarelo na instituição.

Este é o terceiro ano seguido que a Unimed adere à campanha. E bons resultados já teriam sido obtidos: 53% dos acidentes com colaboradores durante o trajeto para o hospital foram reduzidos desde 2015.

AÇÃO!

A ação na Unimed testou o conhecimento geral dos condutores sobre direção-defensiva. Os participantes foram avaliados por instrutores do Sest/Senat durante um trajeto formado com cones, dispostos no estacionamento do hospital da instituição.

"Um erro muito comum é o não ajustamento da fivela do capacete à jugular, num impacto, o capacete sai fácil, deixando o motociclista vulnerável", comenta o engenheiro.

"Trafegar com a viseira erguida também é perigoso e gera infração. E trafegar com o farol da moto apagado gera suspensão direta da CNH", complementa Waldecir Cunha, instrutor do Sest/Senat.

Alertas que valeram ao Guilherme Marcelino, assistente de marketing na instituição, e que já sofreu ao menos quatro acidentes em sete anos de CNH. "Já caí por escorregar em terra na pista e já bati na traseira de um caminhão por estar sonolento nos primeiros anos de carta. Por sorte, nada mais grave aconteceu, acredito que hoje sou bem mais prudente", cita.

A campanha da Unimed tem como slogan #MinhaEscolhaFazADiferença e segue até 19 de maio. A ação também ocorre fora dos limites da instituição, com a de mensagens de conscientização em jornais, rádios, TV, outdoors, Facebook, além de panfletagens e palestra em escola pública.

Obras iniciará Tapa-Buracos hoje

Se os buracos representam um risco ao trânsito, a prefeitura promete tentar fazer a sua parte. Secretaria Municipal de Obras dará início hoje à operação “Tapa-Buracos”.

Chefe da pasta, Ricardo Olivatto diz que 2 mil toneladas de asfalto serão utilizadas pela prefeitura na tentativa de estancar o problema crônico de buracos nas ruas em Bauru.

“Duas equipes irão atender os bairros, que foram divididos entre regiões Sul e Norte. O atendimento se baseia na quantidade de denúncias. Octávio Rasi, Terra Branca, Jardim TV, São Geraldo, Jardim Carolina parecem os mais problemáticos”, comenta o secretário.

A operação deve durar três meses, ou até a quantidade de asfalto licitada acabar. “Os buracos do DAE não serão contemplados”, ressalta Olivatto.

SERVIÇO

Reclamações sobre buracos devem ser comunicados à Secretaria de Obras, de segunda à sexta-feira, pelo (14) 3235-1111..

Você Sabia?

O Maio Amarelo é um movimento coordenado entre o poder público e a sociedade civil. Segundo assembleia-geral das Nações Unidas, o período de 2011 a 2020 foi intitulado como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, em 178 países. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas deve morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Brasil, Índia, China, EUA e Rússia, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito juntas são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito no mundo.

Comentários

Comentários