| Douglas Reis |
| Vera Tobias dá um banho de ânimo a quem precisa de uma motivação extra para recomeçar na vida |
Um dos aspectos que mais agrada na conversa com a empresária Vera Tobias é o fato de que ela está vivendo um dos melhores momentos de sua vida (ou talvez o melhor). E Vera deixa isso bastante claro, até para motivar as pessoas: se encontrou como produtora de eventos. Está feliz da vida depois que descobriu sua veia empresarial. E mais: sua nova empresa atende os mais variados nichos, desde formaturas, casamentos, aniversários, até grandes shows e encontros empresariais. Vera é filha do saudoso empresário Moussa Tobias, um dos líderes mais influentes de Bauru nas última décadas.
JC - Como surgiu esse seu novo momento?
Vera Tobias - Bom, há uns cinco ou seis anos, eu havia acabado de vender a minha empresa de chocolates... foi uma proposta irrecusável. Confesso que fiquei um pouco perdida, sem saber direito o que fazer. E olha que isso em mim é difícil, sou muito dinâmica, trabalho desde bem nova mesmo. E daí, como eu tinha tempo livre, coisa rara hoje em dia, fui ajudar uma amiga, a Ana Carolina Ruiz, com o casamento dela. E adorei fazer isso.
JC - Você teve uma madrinha profissional, então?
Vera Tobias - Sim, sim, foi ela. Essa amiga despertou esse meu lado. Se bem que tive uma grande professora, dentro de casa: minha mãe. Dona Wanda sempre foi elogiada porque sabia receber bem e, claro, meus irmãos (o Vinícius e a Valéria) e eu vivemos isso. Então, acho que estava no sangue. E meu pai a punha em cada roubada no quesito recepção (risos) e ela sempre se saiu muito bem.
| Fotos: Arquivo Pessoal |
![]() |
| Vera e Moussa Tobias: “Ele sempre foi muito leal e generoso” |
![]() |
| Família: ela juntamente com os pais, Wanda e Moussa Tobias |
![]() |
| A empresária com os filhos Octávio e Giovana, em templo da Tailândia: “Eles são tudo para mim” |
JC - Só para situar: você é filha de Moussa Tobias, um ícone de Bauru, como empresário e político (foi vice-prefeito). Isso tem um peso, né?
Vera Tobias - Claro e como! Todo dia agradeço ser filha de quem sou. Não esqueço seus ensinamentos. Como pai e patrão. Muito nova eu quis trabalhar com ele. Comecei na Everest (malharia), depois na Sukest (fábrica de sucos e goma de mascar). Ele dizia que, se não quisesse, não precisava, mas eu queria (risos). Aprendi a fazer de tudo nas fábricas. Comecei como auxiliar de telefonista.
JC - Retomando... você dizia que sua mãe recebia bem, mas seu pai era um excelente anfitrião também, certo?
Vera Tobias - Pois é. E assim, de repente, estava armado um encontro lá em casa. Eu via meu pai telefonando para ela umas 10h30 da manhã e avisando: "Vou levar umas 10 ou 12 pessoas aí para almoçar". E ela dava conta do recado, assim, de repente...(risos). Mas ele me deixou tantos legados. Um deles foi a humildade e ter sempre as portas abertas para quem quer que fosse.
JC - Sempre tratou todo mundo de igual para igual...
Vera Tobias - De fato, até hoje, muitas pessoas agradecem o que ele fez (Moussa Tobias morreu de câncer aos 63 anos, em 2003) por tanta gente. Tratava todo mundo igual, do mais humilde ao político, era sempre a mesma pessoa. Era muito leal e generoso, gostava muito de ajudar os outros.
JC - E pelo jeito você também é assim...
Vera Tobias - De fato, tenho essa veia comigo. Ao me tornar produtora de eventos, foi esse lado de ajudar as pessoas que primeiro me motivou. É apaixonante você poder estar com alguém num momento tão especial da vida dela, seja casamento, formatura ou evento profissional. Ajudar na felicidade dela.
JC - E coloca sua criatividade?
Vera Tobias - Sim, é o mais importante. Eu brinco, mas é verdade, trabalhar com evento não é "croqui". Não é pegar e copiar. Cada um tem uma característica particular. Esse é nosso diferencial.
JC - E é gratificante?
É uma energia muito positiva poder trabalhar com isso. Quando vi que era o que eu queria, fui fazer cursos, me profissionalizar, conhecer mais e o leque só abriu, a partir daí. Está muito bom. Agradar os outros me faz bem, muito bem. Em shows, por exemplo, por mim, eu colocava todo fã, todo mundo dentro do camarim. É que não dá (risos).
JC -Uma outra característica sua é que parece que você rejuvenesceu...
Vera Tobias - Pois é! Não me vejo quarentona e já tenho 4. A idade cronológica não tem nada a ver. Aliás, hoje em dia, as pessoas com 60 estão ótimas, na academia tem um grupo de homens, sessentões, os KPengas (risos), que estão ótimos. São um exemplo. Velho para mim é só depois dos 75 ou 80 anos e olhe lá... Ah! tem isso para a gente falar também, acho que uma página não vai dar (risos).
JC - A questão da academia e de você ser atleta?
Vera Tobias - Pois é, tenho a Move Over (academia que fica na região dos Villaggios) e comecei com esporte de aventura, mas depois fui correr maratona. Corri até a maratona de Berlim, em 2014. Hoje estou mais no CrossFit... adoro.
JC - Por isso que você parece ser a irmã dos seus filhos?
Vera Tobias - É o que dizem às vezes e eu fico muito feliz (risos). O Octavio tem 25 anos e a Giovana, 21 anos. Moramos juntos ainda. Morar com jovens também é bom, rejuvenesce. Tento acompanhá-los e isso é bom. Afinal, a minha vida é para eles... eles são tudo para mim.
JC - Você parece mesmo estar de bem com a vida...
Vera Tobias - Sabe, às vezes pensam que eu sou brava. Nada disso. Sou é séria, gosto das coisas corretas, pareço mais fechada. Nada disso. Gosto de estar com os amigos, gosto de viver, da noite, adoro viajar. A vida é curta, tem de aproveitar sempre.
PERFIL
Nome: Vera Lúcia Tobias
Nascimento: 28/8/1969, em Bauru, signo de Virgem
Infância: No Altos da Cidade, rua Alfredo Ruiz, num tempo em que se podia brincar na rua
Televisão: hoje em dia só vejo os noticiários
Leitura: adoro ler. Leio tudo o que me cai à mão; ultimamente tenho me concentrado mais em biografias (adorei a do Abílio Diniz) e do Augusto Cury
Livro de cabeceira: a Bíblia, leio todos os dias um trecho dela
Hobby: as corridas e viajar. Amo! Viajo pelo menos uma vez por ano
Adora: minha família, meus filhos
Detesta: mentira, me tira do sério, falsidade não dá, né?
Um exemplo: minha mãe, quando meu pai adoeceu, ela largou tudo, abandonou a loja que tinha para ficar do lado dele
Bauru: precisamos arrumar este Bauruzão. Precisa melhorar muito, especialmente na saúde. Se bem que, com esses dois cursos de Medicina, tende a melhorar. É preciso criar empregos, indústrias
Nota 10: para meus pais
Nota 0: para os corruptos
Contato: veratobias@veratobias.com.br
|


