Setembro na história
O mês corrente surge atualmente como sendo de importância inestimável dentro dos episódios que contam a história, entre tantos outros existentes, desde os primórdios. Foram realizações alcançadas com sacrifício e muita luta desenvolvida nos velhos tempos e que redundou em favores altamente rentáveis para todo o município em termos de benefícios.
O primeiro deles é a inauguração da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cujos trilhos, a partir de Bauru, chegavam a duas fronteiras (Paraguai e Bolívia). Gerou milhares de empregos em Bauru, tanto em suas oficinas, como no setor administrativo e na conservação de seus trilhos.
Foi no longínquo 27 de setembro de 1906 que aconteceu a sua inauguração, não somente com a presença de autoridades na então Vila de Bauru, bem como de representantes de países da América do Sul, limítrofes com o território brasileiro. Era o começo de uma era de real valor para a comunicação com outros povos e de um congraçamento. Assim, figura essa data - 27 de setembro -, apesar do estado atual da nossa estrada de ferro pioneira, que foi relegada a um plano inferior por parte de autoridades e do próprio governo federal.