Regional

Bem-te-vi é eleita a ave símbolo de Botucatu


| Tempo de leitura: 1 min

Depois de pouco mais de dois meses, Botucatu enfim conhece sua “Ave Símbolo”. É o Bem-te-vi. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (5), data em que é comemorado o Dia da Ave. Dos 2.377 votos contabilizados, 585 foram para o bem-te-vi. Na sequência vieram o Tucanuçu (210 votos) e o João-de-barro (187 votos). Das 300 espécies de aves catalogadas no Município, 80 foram selecionadas para a votação popular através da internet.

A eleição foi iniciativa do Clube de Observadores de Aves de Botucatu (CoAVES), que integra o projeto de extensão universitária "Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação", do Laboratório de Etologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp câmpus Botucatu.

“A população aderiu a votação e muitas crianças e jovens puderam e podem conhecer mais sobre a avifauna local. Para nós a escolha do bem-te-vi pela população mostra que é uma ave que as pessoas admiram pela sua cor, pelo seu canto e, portanto, nós ficamos felizes com o resultado”, comenta o biólogo Daniel Pagnin, um dos membros do projeto.

“Dados do Ministério do Turismo apontam que 23% dos estrangeiros que visitam o Brasil buscam atividades na natureza e isso é uma fatia que Botucatu precisa explorar. Aqui, o número de espécies encontradas vem crescendo, muito pelo trabalho de levantamento desenvolvido no Laboratório de Etologia do IBB e o Cempas da FMVZ, ambos da Unesp de Botucatu”, complementa.

Comentários

Comentários