Articulistas

3º Quarteirão de Amigos de Bauru - 75 anos

José Henrique Poletti
| Tempo de leitura: 3 min

Neste dia 1/11, o 3º Quarteirão de Amigos de Bauru completa 75 anos de fundação. Sabemos que algumas pessoas não sabem o que significa Quarteirão de Amigos e, de certo modo, justifica-se o fato, pois somos uma entidade, embora antiga, pequena, mas de grandes corações. Para sintetizar o que significa Quarteirão de Amigos, queremos esclarecer como nasceu o Quarteiranismo.

Em 1938, os caixeiros viajantes Aleu Lopes D'Almeida e Antônio Teixeira Correa Leite tomaram conhecimentos que em um hospital na cidade de Catanduva/SP encontrava-se internado, na condição de indigente, um colega também caixeiro viajante, sem qualquer comunicação do fato aos seus familiares e empregador, porque naquela época as dificuldades de comunicação e transporte era extremamente difícil. Os dois colegas então providenciaram de imediato tudo o que se fazia necessário para a continuidade do tratamento hospitalar, porém, com a dignidade que o colega merecia, e também providenciaram a comunicação aos familiares e patrões do que estava ocorrendo com o paciente.

Após o ocorrido com o colega e as consequências que poderia ter acontecido, ambos, Aleu e Antônio, cogitaram a execução de uma fórmula ou providência que viesse proporcionar aos companheiros, em caso semelhante, assistência e apoio moral e material, além de assistência médica e hospitalar, pois tais necessidades não existiam dos órgãos oficiais e nem sistemas de seguros. Desse episódio, em agosto de 1938, nasceu o Quarteiranismo, portanto, uma entidade que agora em agosto completou 79 anos de existência e o 3º Quarteirão de Amigos, sediado em Bauru, completa 75 anos. Com relação a denominação de "Quarteirão de Amigos", surgiu da recordação dos amigos idealizadores, por influência da descendência portuguesa, que lembraram do sistema de comercialização das sardinhas, em algumas regiões de Portugal, que eram adquiridas ou vendidas não as dúzias e nem ao peso, mas aos quarteirões, ou seja, na quantidade de 25 unidades, correspondente a 1/4 de 100. Baseado nessa influência, a sociedade seria formada por 25 amigos de colegas caixeiros viajantes, e teria como denominação "Quarteirão de Amigos". Por emblema, foi escolhido o Coração, símbolo eterno do afeto, do carinho e do amor, e como lema 'Do Coração é a razão dos amigos", frase composta por 25 letras.

A ideia quarteiranista evoluiu de tal maneira que ao objetivo inicial de assistência moral e financeira foi adicionado o sentido de evolução do conceito da classe. Isto indicava que a sociedade deveria ser formada por colegas selecionados, com a exigência fundamental de profundo sentimento de amizade e cooperação, bem como conduta exemplar, dignidade e anseio a cultura. Para as esposas dos Quarteiranistas denominados "Amigos", foi criada a categorias de "Guardiãs", por serem elas as defensoras da célula básica da humanidade: a "Família". Posteriormente, em convenção realizada em Bauru, foi modificado o sentido exclusivo da sociedade, que era só de caixeiros viajantes, e os Quarteirões passaram a admitir em seus quadros associados de outras profissões, desde que imbuídos do imprescindível sentimento de amizade e logicamente preenchendo todos os requisitos. Perdeu-se por circunstâncias imperiosas e alheias a vontade de muitos na época, um dos objetivos primordiais dos Quarteirões, mas foi mantido e até hoje permanece o seu ideal maior, o culto à verdadeira e leal amizade.

Após 79 anos de existência do quarteiranismo, hoje temos 13 quarteirões devidamente constituídos e ativos, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e hoje comemoramos nosso 75º aniversário, deste que é o 3º Quarteirão de Amigos de Bauru, e não poderíamos deixar de nos congratularmos com todos os Amigos e Guardiãs, pela dedicação, pujança, tenacidade, paciência, inteligência, compreensão e principalmente humildade em servir ao próximo, pois, tenham certeza, que é assim que caminham os Amigos e Guardiãs. Queremos também parabenizar a sociedade bauruense, que nos tem ajudado a perseverar neste objetivo, concedendo-nos homens honrados para dar continuidade ao Quarteiranismo. A todos os Amigos, Guardiãs e familiares, que também não tem medido esforços no sentido de propagar o nosso lema, nossa eterna gratidão. Convidamos os bauruenses para nos conhecer na rua José Talon, 1-130 - Jardim Marambá, ou entrar em contato através do fone 9.9112.2425, com Poletti. Parabéns a todos os amigos Quarteiranistas.

O autor é presidente do 3º Quarteirão de Amigos.

Comentários

Comentários