Essa expressão genérica, tão corriqueira e conhecida, é utilizada para falar de coisas surpreendentes, quando uma pessoa fica perplexa, surpresa, boquiaberta, muito impressionada com algo. A expressão tem mais de 500 anos e surgiu na Espanha.
De queixo caído! Essa é a melhor expressão que encontro para definir como me senti assistindo à apresentação do ballet "Quebra Nozes", na semana retrasada, no ginásio Guilhermão, da Unesp.
A Orquestra Sinfônica Municipal e a companhia e escola de dança Sigma se apresentaram de forma impecável. Um luxo para os olhos e ouvidos! Tchaikovsky compôs 3 ballets em sua vida e o "Quebra Nozes" é, sem dúvida, o mais conhecido.
Com coreografia de Marius Petipa e Levivanov, o "Quebra Nozes" foi estreado em dezembro de 1892, em St. Petersburgo, então capital da Rússia imperial.
É composto por dois atos, três cenas e quinze números. As companhias de ballet costumam exibir esse espetáculo na época do Natal e a história desse ballet tem tudo a ver mesmo com a data.
A quem eu poderia destacar nessa exibição de gala? Começo pela nossa Orquestra Sinfônica Municipal.
Maestro Paulo Marcos Gomes Pereira, que belo e expressivo som seus músicos colocaram na execução das diferentes peças que compõe esse ballet.
Peças de difícil execução muito bem interpretadas e com um colorido impressionante. Parabéns!
Mesmo num espaço pequeno para um espetáculo de tal envergadura, meio espremida no fundo do palco, a orquestra brilhou!
A grande ovação que o maestro Paulo e seus músicos receberam no final do espetáculo bem demonstrou o agrado da plateia pela sua ótima performance! E da companhia e escola de dança Sigma, o que dizer? Vocês fizeram uma apresentação do maior nível! Em tudo: seus bailarinos, as coreografias muito bem executadas, a gestualidade do conjunto, as indumentárias.
Para mim, vocês apresentaram um espetáculo maravilhoso! Todos! Aplauso caloroso foi a resposta da platéia aos bailarinos! E comandando tudo vemos a grande artista e bailarina Karen Teixeira!
Karen, para mim você está no panteão dos deuses na arte bauruense! Parabéns!
Mesmo não apresentando o "Quebra Nozes" completo, ficou, para o grande público que compareceu, a certeza de que nossa cidade pode produzir e apresentar ótimos espetáculos, com gente de Bauru!
Repito: fiquei de queixo caído!!!