Samantha Ciuffa |
![]() |
Parte dos integrantes: Thuany Gibertini (sentados, da esq. para dir.), Samuel Grenzer e Lara Alves; Gabriel Baconcelo (em pé), Henrique Santa Rosa, Bruna Faleiros e Laura Bernardi |
Em meio a tantos compromissos com estudos e trabalhos acadêmicos, alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru encontraram um tempinho para o voluntariado e, sobretudo, ampliar o conhecimento. Por meio de uma empresa júnior, eles oferecem, a moradores de baixa renda da cidade e da região, os mais variados serviços a preços acessíveis.
Sempre supervisionada por professores, a empresa Pro Junior executa projetos e presta consultoria em engenharia civil, de produção, mecânica e elétrica, além de arquitetura. "O objetivo é desenvolver na prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula", resume a estudante do 3.º ano de Engenharia de Produção, Lara Alves, 22 anos.
Criada há 26 anos, a Pro Junior conta, atualmente, com a atuação voluntária de 47 alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Design, Jornalismo e Relações Públicas. Somente em 2017, a empresa atendeu 55 clientes. Neste ano, até o momento, já foram 18. "Nossa meta é fechar contrato com 76 clientes, até o final do ano", destaca Lara.
A estudante não especifica o percentual de desconto oferecido pela empresa em relação à "concorrência", justificando que o valor varia de um serviço para o outro. Mas, entretanto, garante que os custos são menores em relação a de outras empresas. Ela explica que o preço acessível é uma forma de proporcionar ao grupo conhecimento de mercado.
"Todo o faturamento é destinado à manutenção da Pro Junior e ao investimento em capacitação dos alunos", detalha Lara. "Trabalhamos, também, com projetos voltados a micro e pequenas empresas, desenvolvimento de aplicativos, gestão de negócios", acrescenta a estudante do 2.º ano de Engenharia de Produção, Laura Bernardi, 20 anos.
DIVULGAÇÃO
Aluna do 4.º ano de Jornalismo, Thuany Gibertini, 21, disse que a empresa júnior investe na divulgação do serviço prestado, através de canais de comunicação. "O resultado é uma abrangência maior de clientes. Com o leque ampliado, a gente aprende a falar melhor em público, entre outros aspectos que servem de motivação", observa.
Para entrar em contato com a Pro Junior, o telefone é o (14) 3103-6463 e o site, https://www.projunior.com.br. No Facebook, o grupo mantém a página "Pro Junior Bauru". Mediante agendamento prévio, o atendimento é realizado das 9h às 19h na sede da empresa, que fica ao lado da cantina das engenharias, com acesso pela portaria 2 do Câmpus da Unesp. Os estudantes também vão até o cliente, se solicitado.
Opções vão desde regularização de imóveis até projetar máquinas
Divulgação |
![]() |
Adequação à NR12 em Agudos; na foto, André Alves Santana, sócio-proprietário da empresa atendida, com Samuel Grenzer |
Os serviços prestados pela Pro Junior da Unesp vão desde a regularização de imóveis ao processo de projetar máquinas. Sobre o primeiro, o grupo executa os projetos para atualização das plantas junto à prefeitura, que são previamente aprovados por engenheiros parceiros. "Geralmente, são imóveis que passaram por reforma ou ampliação. A gente refaz a planta e leva para a Seplan", detalha Lara Alves.
Os alunos dos 2.º ano de Engenharia Mecânica, Henrique Santa Rosa, 19 anos, e Gabriel Nascimento Baconcelo, 20, bem como Samuel Grenzer, 21, do 4.º ano, explicam que o grupo, além de projetar máquinas diversas, também presta esclarecimentos em relação à Norma de Segurança de Máquinas e Equipamentos (NR-12). "Percebemos que falta conhecimento de boa parte das empresas", aponta Samuel.
Entre os trabalhos prestados por alunos de Engenharia Elétrica, está a criação de aplicativos para celular. Por parte da arquitetura, são desenvolvidos projetos arquitetônicos (planta) ou para reformas. Já a equipe de Engenharia de Produção presta, entre outros serviços, gestão de negócios e planilhas de planejamento para micro e pequenas empresas.