Geral

50 anos de dedicação ao teatro

Marcus Liborio
| Tempo de leitura: 3 min

Marcus Liborio
Paulo Neves é professor de história e diretor de teatro com projetos reconhecidos na cidade

O dia 30 de junho de 1968 marcou a estreia do bauruense Paulo Roberto Alves Neves na dramaturgia com a peça "Yes, Nós Somos Brasileiros", apresentada no Automóvel Clube local. A obra fazia críticas ao sistema político do Brasil, que, à época, tinha a ditadura como forma de governo. Portanto, são cinco décadas dedicadas aos palcos. O diretor teatral, jornalista e também professor de história tem mais um motivo para comemorar: exatamente hoje, ele completa 70 anos, com serenidade e talento para continuar a carreira.

A paixão com a qual exerce a profissão, inclusive, garantiu bons frutos ao longo de meio século. Foi Paulo Neves quem colocou em cena atores de destaques, como Edson Celulari, Adriano Garib e Arieta Correa, por exemplo. "Celulari foi lançado em 1972, com a peça 'Errare Humanum Est', quando eu ministrava aulas de teatro no Preve Objetivo. Ele era um aluno que se dedicava muito aos ensaios. Um profissional sério".

A inspiração de Paulo Neves para a dramaturgia veio da mãe Celina Lourdes Alves Neves, que fazia teatro clássico na Escola Progresso, em Bauru.

"Comecei a fazer leituras de teatro e a assistir espetáculos em São Paulo", conta Neves, que se diz autodidata e lembra que os atores Flávio Rangel e Ademar Guerra, referências do teatro, foram seus grandes incentivadores.

Neves, que também trabalhou por 15 anos como redator do Jornal da Cidade, calcula ter dirigido mais de 120 peças em cinco décadas como dramaturgo.

"Nas instituições de ensino em que eu dava aula, costumava montar grupos de teatro. Também montei grupos fora de Bauru, como em Presidente Prudente, em 1973, e em Dracena, em 1985", recorda-se.

Entre os inúmeros aprendizes do professor, está Gilson Ribeiro (que atuou como repórter nas redes Globo, Band e Record). "Ele cobriu três Olimpíadas e duas Copas do Mundo", orgulha-se, citando outro aluno, Emer Lavinni, que, atualmente, é um dos assistentes de direção das novelas globais. "Um sujeito muito talentoso. Ele queria chegar como elemento que participasse das novelas e, persistente, conseguiu".

PROJETOS

Neves orgulha-se de manter projetos que são reconhecidos na cidade e região. Um deles é a Mostra de Teatro Paulo Neves, que já dura 17 anos em Bauru e destaca a arte do teatro, com apresentações de peças envolvendo temas variados, interpretadas por atores locais.

O bauruense ainda oferece o Curso Livre de Teatro Paulo Neves, que conta com 110 alunos e está com matrículas abertas.

Neves ressalta os desafios da arte de interpretar, uma vez que a profissão não é tão valorizada no Brasil. Entretanto, frisa que é preciso perseverar para alcançar os objetivos. "Eu sempre digo que não podemos desistir dos sonhos, apesar de toda dificuldade. Existe preconceito até dentro da família, pois não temos cultura e educação no Brasil. Portanto, procuro incentivar meus alunos, passando a vivência do teatro, como decorar textos, enfrentar o público e, acima de tudo, gostar do que se faz", finaliza.

SERVIÇO

O Curso Livre de Teatro Paulo Neves tem sede na rua Gerson França, 6-66, Centro. Horário de atendimento: de quarta-feira a sábado, das 13h30 às 18h, e sábado das 9h às 17h. Telefones: (14) 3243-1150 ou (14) 9 8138-4003.

Comentários

Comentários