Geral

Profis deixa de atender à noite e pode 'fechar as portas' de uma vez

Cinthia Milanez
| Tempo de leitura: 3 min

Arquivo Pessoal
A partir do dia 4 de junho deste ano, o alojamento da entidade deixará de funcionar à noite

Com 43 anos de história em Bauru, a Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal (Profis) enfrenta uma grave crise financeira e, inclusive, deixará de atender à noite, a partir do dia 4 de junho deste ano. Se a situação não melhorar, entidade privada com fins filantrópicos cogita, até mesmo, "fechar as portas" de vez. A instituição atende, em média, 90 pessoas por dia, entre pacientes e acompanhantes.

Segundo a presidente da Profis, Gildete Bondesan Bernardi, ao contrário do que muita gente pensa, a entidade não sobrevive de recursos municipais, estaduais ou federais e nada tem a ver com o Centrinho/USP, a não ser pelo fato de dar assistência social aos fissurados e familiares.

Ainda conforme explica Gildete, a instituição é privada e administra cursos de pós-graduação na área de Odontologia. Só que, em função da redução da procura pelas capacitações, provocada pela crise econômica, a receita da Profis caiu drasticamente.

Até agora, a instituição funciona 24 horas por dia, servindo refeições e dando hospedagem aos fissurados e a quem os acompanha. Entretanto, a partir do dia 4 de junho deste ano, a Profis ficará fechada à noite, das 19h às 7h, ou seja, os usuários não mais terão este local para dormir.

EQUIPE 'ENXUTA'

Dos 30 funcionários de outrora, a entidade conseguiu manter apenas oito. "Normalmente, os municípios de origem dos pacientes concedem R$ 30,00 por dia para que eles façam o tratamento em Bauru, mas o valor não é suficiente. É com lágrimas nos olhos que digo que não teremos mais condições de hospedá-los", argumenta a presidente da instituição, emocionada.

Para piorar a situação, Gildete revela que a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas), órgão vinculado ao governo federal, deixou de contribuir com a sua parte da cota patronal, por entender que a Profis consegue sobreviver tão somente com a receita dos cursos de pós-graduação.

"Se não conseguirmos ajuda, teremos de ''fechar as portas' de vez. Peço que a sociedade enxergue que o tratamento é longo e requer atenção especial, trabalho que costuma ser desenvolvido pela própria entidade".

SOBRE A ENTIDADE

A Profis é uma entidade de direito privado com fins filantrópicos, destinada a prestar assistência social aos pacientes em tratamento no Centrinho/USP.

Criada em setembro de 1975, por iniciativa de um grupo de profissionais do próprio Centrinho, a entidade oferece uma série de serviços e benefícios aos pacientes e seus familiares. Entre os serviços oferecidos, destacam-se assistência social, nutricional, sala de descanso, berçário, guarda-volumes, dentre outros.

A Profis concede, enfim, benefícios que facilitam a estada do paciente e acompanhante em atendimento no Centrinho de Bauru. Para aqueles que são comprovadamente carentes, a Profis oferece, sem custos, alimentação, medicamentos e, até então, estadia.

SERVIÇO

Caso alguém queira ajudar com qualquer valor, basta fazer um depósito na conta corrente 108570-0 e na agência 0037x, no Banco do Brasil. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone de Gildete, que é o (14) 99174-5747.

A Profis funciona na rua Sílvio Marchione, 3-55, na Vila Cidade Universitária, em Bauru.

Comentários

Comentários