No início do século atual, tivemos a oportunidade de, em conjunto com o Sesc, realizar diversas caminhadas por locais de grande importância e que tiveram influência nos fatos históricos de nossa cidade. Na ocasião, contando também com o apoio da então TV Modelo, podíamos passar por diferentes setores da cidade e enfocar episódios que marcaram, para todo o sempre, a presença de Bauru em episódios de maior presença no que diz respeito ao seu passado.
Aquelas trajetórias tinham o seu começo na praça Washington Luiz (Igreja N. S. Aparecida), na qual se localiza o busto em homenagem a Azarias Ferreira Leite, um dos mais importantes nomes ligados aos vitoriosos acontecimentos dos velhos tempos. Daquele local, em cujas proximidades teve início o surgimento da nossa Bauru, a caravana percorria pontos da Araújo Leite, até chegar à Praça Rui Barbosa, onde era narrada a história daquele logradouro público.
O passeio tinha sua continuidade pela Rua 1º de Agosto, em direção à Praça Machado de Mello, em cujo trajeto, esclarecimentos eram fornecidos aos participantes, sobre as empresas que funcionaram naquela artéria, que nasceu com o nome atual, mas que em outras épocas chegou a se chamar Rua Washington Luiz e, depois, João Pessoa.
Na Praça Machado de Mello, destaque era dado ao edifício-sede da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, quando se falava da importância da ferrovia no contexto do progresso da antiga Capital da Terra Branca. Logo depois, o percurso chegava ao seu final, com os participantes ouvindo todas as informações sobre a Batista de Carvalho e a sua presença como o pulmão financeiro da cidade, pois ela passou a ser o centro comercial da cidade, muito embora hoje tenha atingido outros setores, principalmente da Avenida Getúlio Vargas e Nossa Senhora de Fátima. Mas, aquelas caminhadas que aconteciam, sob a direção de nosso editor, foram de grande valia para um melhor conhecimento a respeito da história.