Geral

'Armadilhas' para os motoristas, valetas têm profundidade reduzida

Marcus Liborio
| Tempo de leitura: 3 min

Douglas Reis
Canaleta na quadra 8 da rua Antônio dos Reis (acima) recebeu manutenção; já na quadra 24 da rua Antônio Alves (ao lado), motorista precisa quase parar o carro para evitar danos 

Alvo de inúmeras críticas da população e de reportagens do JC, as canaletas, que, com o tempo, tornam-se valetas profundas e verdadeiras "armadilhas" para os motoristas, estão, finalmente, recebendo manutenção da prefeitura. A Secretaria Municipal de Obras iniciou um cronograma para reduzir as profundidades em vários locais, priorizando, em um primeiro momento, as que se encontram em situação mais alarmante.

Inédita na gestão do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), a ação começou há cerca de 50 dias. Nesse período, 24 valetas foram reparadas com uso de massa asfáltica. Secretário de Obras, Ricardo Olivatto garante que seguirá com as manutenções. "Vamos executar o trabalho conforme a demanda. A população pode entrar em contato com o poder público e apontar os locais que necessitam desse tipo de serviço".

Com a função de escoar as águas da chuva, muitas canaletas espalhadas pela cidade tornaram-se grandes obstáculos, forçando os motoristas a reduzirem a velocidade para evitar danos aos veículos.

Douglas Reis
Motorista precisa reduzir a velocidade a quase zero para evitar danos ao veículo em canaleta na quadra 24 da rua Antônio Alves: obstáculo

Gerente de engenharia e estatística de trânsito da Emdurb, Nelson Augusto Neto confirma a situação. "Acaba servindo, de fato, como um redutor de velocidade. Exemplo da avenida Nossa Senhora de Fátima, onde não tinha fluidez no trânsito", aponta.

Neste trecho, inclusive, cinco valetas já tiveram a profundidade reduzida, informa a prefeitura. Olivatto diz que o cenário se agravou em razão da falta de planejamento no passado. "As valetas profundas já foram uma canaleta normal, mas, com o passar das gestões, a preocupação era apenas em relação ao recapeamento", critica.

MIL VALETAS

A prefeitura estima que existam cerca de 1 mil valetas em Bauru. A Emburb informa que o município tem 785 lombadas - cuja função é, de fato, fazer com que os motoristas reduzam a velocidade. O secretário de Obras cita, inclusive, uma situação inusitada e contraditória gerada pelo recapeamento sem o devido reparo nas canaletas. "Tem casos que, com o recape, a lombada diminui e a canaleta aumenta".

Douglas Reis
Evandro: "Tem que reduzir a velocidade a cada esquina"

'A CADA ESQUINA'

Se considerar as valetas como obstáculos, uma vez que a profundidade da maioria está fora do parâmetro ideal, quem trafega pelas ruas e avenidas da cidade é obrigado a ter muita paciência, pois, em vários pontos de Bauru, é preciso praticamente parar o veículo antes de seguir o trajeto. "Tem que reduzir a cada esquina", critica o administrador de empresas Evandro Freitas, 40 anos.

Ele mora próximo à quadra 24 da rua Antônio Alves, trecho, inclusive, que acumula várias valetas profundas. "Se olhar embaixo do meu carro, está todo arranhado. Não sei o quão eficiente são essas canaletas para o escoamento de água", questiona.

SERVIÇO

A população pode entrar em contato com a Secretaria de Obras para apontar locais com a necessidade de manutenção de valetas. O telefone é o (14) 3235-1411.

Comentários

Comentários