Esportes

França vence Holanda pela Liga das Nações

Estadão Conteúdo
| Tempo de leitura: 3 min

A seleção francesa segue em festa com o seu torcedor. Neste domingo (9), no seu primeiro compromisso como mandante após a conquista do título da Copa do Mundo da Rússia, a equipe derrotou a Holanda por 2 a 1, em duelo disputado no Stade de France. O confronto foi válido pelo Grupo 1 da Liga da A da Liga das Nações.

A França havia estreado na recém-criada competição da Uefa com um empate por 0 a 0 contra a seleção alemã. Assim, chegou aos quatro pontos na chave após dois jogos disputados. Com apenas uma partida realizada, os alemães estão com apenas um ponto, enquanto os holandês seguem zerados.

O duelo opôs duas seleções em momentos opostos. Os franceses, em ritmo de festa, convocaram 22 dos 23 jogadores que foram campeões mundiais na Rússia, com a exceção de Lloris, lesionado. Já a seleção holandesa entrou com um time formado basicamente por jovens, em busca da renovação após nem conseguir a classificação à Copa do Mundo.

Na entrada em campo no Stade de France, os jogadores foram saudados pelos torcedores com um mosaico que relembrou a recente conquista mundial. E os torcedores não demoraram a festejar. Afinal, após um início de jogo movimentado, com chances para as duas seleções, a França abriu o placar. Aos 13 minutos, após uma bola mal recuada de cabeça pela Holanda com Wijnaldum, Matuidi pegou a bola e tocou no meio para Mbappé, que só precisou empurrar a bola às redes.

A França seguiu com o jogo sob controle durante o primeiro tempo ainda que sem ampliar a vantagem. Só que a Holanda conseguiu reagir e arrancou o empate na etapa final, aos 21 minutos. No lance, Tete avançou pela direita e cruzou para Babel finalizar. Areola ainda tentou fazer a defesa, mas não impediu o gol francês.

Só que a França conseguiu a vitória graças ao seu atacante que mais decepcionou na Copa: Giroud. Após passar em branco durante toda a vitoriosa campanha na Rússia, ele viu Mendy fazer cruzamento e se antecipou ao marcador para dar um belo toque e fazer 2 a 1 para os campeões mundiais aos 29 minutos.

JOGOS

7/9  - Sexta-feira
Itália 1 x 1 Polónia
Turquia 1 x 2 Rússia
Albânia 1 x 0 Israel
Lituânia 0 x 1 Sérvia
Romênia 0 x 0 Montenegro
Azerbaijão 0 x 0 Kosovo
Ilhas Faroé 2 x 1 Malta

8/9 - Sábado
Inglaterra 1 x 2 Espanha
Irlanda do Norte 1x 2 Bósnia
Estônia 0 x 1 Grécia
Luxemburgo 4 x 0 Moldávia
Suíça 6 x 0 Islândia
Finlândia 1 x 0 Hungria
Bielorrússia 5 x 0 San Marino

9/9 - Domingo
França 2 x 1 Holanda
Ucrânia 1 x 0 Eslováquia
Dinamarca 2 x 0 País de Gales
Bulgária 1 x 0 Noruega
Chipre 2 x 1 Eslovênia
Geórgia 1 x 0 Letônia
Macedônia 2 x 0 Armênia
Liechtenstein 2 x 0 Gibraltar

10/9 - Segunda-feira
Portugal x Itália
Suécia x Turquia
Escócia x Albânia
Sérvia x Romênia
Montenegro x Lituânia
Andorra x Cazaquistão
Malta x Azerbaijão
Kosovo x Ilhas Faroe

 

Entenda a competição

Esta é a primeira edição da Liga das Nações da Uefa. São 55 países participantes que se dividem em quatro ligas (A, B, C e D), tomando como base o ranking da Uefa. As mais fortes estão na Liga A em quatro grupos diferentes (1, 2, 3 e 4).

Após seis rodadas de confrontos internos em cada grupo, os que mais pontuarem em seus grupos vão às semifinais e os vencedores jogarão a grande final, que deve ser disputada em junho de 2019. As equipes que tiverem o pior desempenho em cada grupo serão rebaixadas para a Liga das Nações B a partir de 2020, e assim sucessivamente com as outras divisões da Liga (B, C e D).

Além do título, a competição será uma parte da classificação para a Euro 2020, já que cada seleção melhor colocada em cada divisão poderá jogar a repescagem (caso já tenha se classificado, o segundo melhor posicionado fica com a vaga). 

 

Comentários

Comentários