Bauru Ilustrado

Retrato de Família casal Fortunaro Rocha Lima e Francisca


| Tempo de leitura: 4 min

1 2 3 BI

Retrato de Família

Muitos são os diferentes setores de nossa cidade, no que se refere a ruas, praças, avenidas, edifícios públicos, estádios etc., os quais no decorrer do tempo receberam denominações em homenagens prestadas por parte das nossas autoridades e o povo, em virtude do trabalho que as mesmas prestaram no passado, preitos esses dos mais merecidos, pois foram homens e mulheres que nos velhos tempos deram muito de si em benefício da localidade que escolheram para residir e aqui criaram os seus filhos.

Nesta edição, voltamos a dedicar duas páginas à reportagem Retrato de Família, publicação esta que tem sido o carro chefe de nossos trabalhos jornalísticos, pois não deixa de ser, ao longo da sua divulgação, uma autêntica exaltação a tanta gente que, vindo de outras regiões aqui fixou residência, criou os filhos e, de certo modo, dentro de suas atividades profissionais, igualmente cooperaram com um trabalho honesto e produtivo, em prol da Capital da Terra Branca, slogan este pelo qual a nossa Bauru por muitos anos foi citada Brasil afora.

Hoje, com satisfação que focalizamos o histórico de Fortunato Rocha Lima, nome que denomina um núcleo de moradias, atribuição que partiu de uma proposta do então vereador José Walter Lelo Rodrigues, localizado na Rodovia Com. João Ribeiro de Barros. Faleceu ele em março de 1981, aos 68 anos de idade e ela em 15 de outubro de 2003 com 90 anos, ambos estão sepultados no Cemitério da Saudade, em Bauru.

Fortunato Rocha Lima foi fiscal sanitário do Posto de Saúde do Estado (Bauru), no qual trabalhou entre 1945 e 1951 sob as ordens dos médicos Anísio Bretas Soares, Danilo Campagna, Arantes e Wilson Speridião. Por vários anos teve como colega em sua atuação naquela repartição, Dondinho, pai de Pelé, que lá também prestava serviços como funcionário estadual.

Na altura no ano de 1951, um dos médicos que trabalhavam naquele órgão (Centro de Saúde de Bauru), dr. Anísio Bretas Soares, foi designado para reorganizar o Centro de Saúde de Garça. No entanto, afirmou ele que só aceitaria aquela incumbência se pudesse contar com a participação de um fiscal sanitário de sua confiança e este deveria ser Fortunato Rocha Lima, visto a excelência que sempre demonstrou em suas atividades.

As autoridades superiores ligadas ao problema, de imediato aceitaram o pedido e, assim, entre 1951 e 1952, Fortunato e esposa com os filhos Tidei, João Francisco e Maria Tereza transferiram residência para aquela cidade na qual permaneceram até o início de 1956. Lá, a esposa Francisca começou a trabalhar como atendente no Centro de Saúde. Após cumprir um período de atividades, em Garça, sempre no campo da saúde, o casal, em companhia dos filhos, retornou para Bauru.

Fortunato e família foram residir na Rua Enéas de Carvalho de Aguiar, quadra dois, atrás da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na qual atuava o padre holandês Pedro Paulo Verdumen (outro vigário holandês - Pedro Paulo Koop - era o titular da Igreja Santa Terezinha). Na oportunidade, Fortunato Rocha Lima, amigo do então prefeito Nicola (Nicolinha) Avalone Jr., solicitou para que aquela via pública fosse pavimentada (o seu leito era ainda de terra). Com o pedido prontamente aceito, decorrido algum tempo os moradores ganharam aquele benefício.

Em 1970, já aposentado no Centro de Saúde de Bauru, Fortunato e Francisca decidiram mudar para Ribeirão Preto, na qual residia sua filha Maria Tereza e, assim, desfrutar de felizes momentos ao lado dos netos. Quanto aos filhos, salientamos que João Francisco Tidei de Lima, o mais velho, que lecionou por algum tempo em Assis, hoje está aposentado pela Unesp. É casado com Anadir Aparecida Ferreira (também professora aposentada do CTI-Bauru) e tem os filhos Carlos Frederico, casado com Iris Abrahão e Verbena casada com Guilherme Loureiro Foresti, editor de vídeo do Sesc (São Paulo).

O filho Antônio Tidei de Lima, formado em engenharia civil na antiga Fundação Educacional de Bauru, na mocidade participou da vida esportiva, tendo integrado equipes de basquete, as quais foram o embrião do atual esporte que tantas conquistas nacionais e internacionais têm alcançado.

Na gestão do então prefeito Luiz Edmundo Coube, Tidei foi o responsável por um dos setores de trânsito da Emdurb. Foi depois eleito deputado federal em várias legislaturas e, posteriormente, prefeito. Na gestão do governador Orestes Quércia, ocupou a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Tidei assumiu a chefia do Executivo bauruense justamente no quatriênio em que Bauru comemorou o seu primeiro centenário.

Tidei é casdo com Salomé Sandim, filha do saudoso médico Dolírio Sandim e é pai de Ludmila (arquiteta) que trabalha em São Paulo e de Liuska, a qual desenvolve suas atividades profissionais na Europa (Holanda), na Shell. Maria Tereza, a filha do casal Fortunato e Francisca, é casada com Fernando José (veterinário). É mãe de Tereza Cristina e Denise Cristina. A primeira é cirurgiã-dentista e a segunda atua como delegada de polícia em São Paulo.

Lembramos que Antônio Tidei de Lima, como deputado federal e prefeito, desenvolveu um grande trabalho no sentido de que a Fundação Educacional fosse transformada no 15º Campus da Unesp, campanha essa amplamente vitoriosa. Ele atualmente atua em uma subsecretaria do governador Márcio França, atribuição essa que termina em dezembro deste ano.

Fortunato Rocha Lima nasceu em... e a sua esposa em... O casamento aconteceu na cidade de Guaparã, distrito de Dois Córregos. Fortunato ingressou no serviço público na cidade de..., no ano de...

Comentários

Comentários