| SAP/Divulgação |
![]() |
| Durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade, presos assistem palestras com temas variados |
Getulina - A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) deu início nesta segunda-feira (11) a diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária "Osiris Souza e Silva", em Getulina (120 quilômetros de Bauru), com o objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. As atividades seguem até sexta-feira (15).
A abertura oficial da chamada Jornada de Cidadania e Empregabilidade será nesta terça-feira (12) e contará com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.
Em sua quarta edição na unidade prisional, a Jornada está oferecendo aos presos atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos, regularização de documentos e serviço de corte de cabelo e barba.
O mutirão de ações inclui, ainda, palestras motivacionais, educativas e de cuidados com a saúde. Entre os temas abordados, estão dependência química e educação dentária.
Os detentos também irão participar de discussões envolvendo o mercado de trabalho, economia, meio ambiente e sustentabilidade.
BALANÇO
Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 43.076 novos documentos: CPF (12.193); RG (17.930); Carteira de Trabalho/Previdência Social (2.979); Título de Eleitor (892); e 9.082 certidões (nascimento, casamento e óbito).
Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 206 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.
Somente na Penitenciária de Getulina, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 864 documentos (RG, Carteira de Trabalho/Previdência Social e certidões) e ofertados 2.581 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.
