| Facebook/Reprodução |
![]() |
| Passageiros ajudaram a socorrer mulher dentro de circular |
Uma mulher passou mal enquanto viajava em uma circular de transporte público, na manhã dessa quinta-feira (11), em Bauru. Pessoas que estavam no veículo ajudaram a socorrê-la e solicitaram ambulância no local, porém, segundo narra uma das passageiras, com a demora para a chegada do serviço, o próprio motorista do circular a levou para o Pronto-Socorro Central (PSC). O município nega que tenha havido demora no atendimento.
"Eles estavam demorando muito, praticamente uma hora. Nesse tempo de espera, a mulher já estava ficando roxa, não conseguia respirar, não estava sentindo mais partes do corpo e de meia em meia hora estava desmaiando. O motorista já não estava aguentando ver a mulher sofrer daquele jeito e nada da ambulância e polícia chegar", relata, em rede social, uma das passageiras do circular.
Ainda de acordo com ela, uma outra passageira ligou novamente para a ambulância, que questionou sobre o estado da paciente. "A ambulância disse: 'qual é o estado da paciente? Dependendo do estado dela vai mais rápido'. Eu achei a gota d'água. O motorista do ônibus já estava tão nervoso que pediu para quem fosse subir no ônibus subir e quem não fosse, sair logo, porque ele ia levar a mulher para o Pronto-Socorro", conta.
A passageira ainda diz que, depois de chegarem ao Pronto-Socorro, a paciente ainda não foi imediatamente atendida. "Quando o ônibus parou no estacionamento, achamos que iriam vir médicos e enfermeiros ver a situação da mulher, só que não apareceu nenhuma alma viva para socorrer. Nesse meio tempo, a mulher estava tendo convulsões dentro do ônibus e aí chegou uma pediatra para ajudar. Onde já se viu uma pediatra vir, sendo que estávamos em um hospital?", questiona, no relato.
Prefeitura nega demora do Samu e afirma que paciente já teve alta
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde alega que, às 7h50, foi acionado o Samu. “A unidade móvel chegou para atender o chamado às 8h10, no entanto, não havia ninguém no local informado. No Pronto-Socorro Central, um ônibus entrou no estacionamento com uma usuária passando mal. A munícipe foi prontamente socorrida por uma equipe do Samu, que estava no local, além dos profissionais de enfermagem no PS e uma médica clínica, que estava no Posto Avançado da Dengue (PAD)”, destaca o município.
Ainda de acordo com a nota, a paciente foi avaliada, medicada e teve alta no início da tarde dessa quinta-feira (11). “Vale ressaltar que o atendimento médico à paciente no Pronto-Socorro Municipal Central não foi realizado por um pediatra, e sim por um clínico”, pontua.
O Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (Duupa) ainda reforça que, sempre ao chamar o socorro de urgência e emergência, a paciente deve ser mantida no local solicitado até a chegada da equipe, “pois o fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um atendimento especializado com equipe médica”.
