Bauru Ilustrado

Título matéria


| Tempo de leitura: 1 min

10 BI

O dia da imprensa Bauruense

1º de Maio, além de ser uma data dedicada à classe trabalhista, não deixa de ser também um dia festivo para Bauru, principalmente aos integrantes dos meios da propagação, pois registra o Dia da Imprensa Bauruense, conforme lei aprovada há anos, pela nossa Câmara Municipal, em decorrência de uma proposta apresentada pelo então vereador Antônio Carlos Garms, atual titular da Secretaria dos Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal, conforme sugestão da nossa editoria naquela oportunidade.

No passar do tempo, vários foram os veículos de comunicação que existiam em Bauru - jornais, revistas, rádio e TV - mas foi nessa data, em 1905, que circulou o primeiro jornal bauruense, que tinha a denominação de O Progresso de Bauru. Posteriormente, outros surgiram e, nos dias atuais, apenas o Jornal da Cidade na escrita é que está na ativa. Conforme mostra a foto que ilustra esta matéria, muitas foram, também, as revistas que enriqueceram a nossa imprensa escrita, sendo que Brasilitas e Ouro Verde, nos anos 30, se destacaram. Outras surgiram no decorrer dos velhos tempos, mas que por vários motivos desapareceram.

Em 1934 e 1960, respectivamente, nosso setor da divulgação foi enriquecido com o surgimento da Bauru Rádio Clube e da TV Bauru Canal 2 (esta, a primeira do interior da América do Sul), iniciativas de João Simonetti, considerado como sendo o mais importante nome no setor da comunicação em Bauru.

Legenda da foto

104 - Jornalistas Correia das Neves e Jheovah (Valzinho) de Oliveira.

Comentários

Comentários