Uma vida em Bauru
Olavo Rodrigues Dias nasceu em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) e veio para Bauru com apenas três anos de idade. Passou pelas nossas escolas tradicionais e, já adulto, ingressou no quadro de funcionários da Estrada de Ferro Noroeste e nesta por muito tempo exerceu a função de despachador. Paralelamente a essa atividade na ferrovia, nas horas vagas atuava também como corretor de imóveis e, com o amigo Aduir Zonari exerceu esse trabalho por vários anos.
A fim de que pudesse proporcionar o melhor aos seus, principalmente depois que nasceram os filhos Olivo e Orlando, ainda exerceu, na Folha do Povo de Paulino Raphael, de atividades no setor publicitário daquele jornal, no qual, da redação participavam Nadir do Nascimento Serra, Oswaldo Gaspar e Jehovah (Valzinho) de Oliveira.
O casamento e os filhos
Em sua vida amorosa, veio a conhecer Maria Assunta Costa, com a qual se casou e dessa união nasceram os dois filhos Olivo e Orlando. Para a melhor manutenção de seus familiares, desenvolvia outras atividades e ainda sobrava tempo para torcer pelo E.C. Noroeste, do qual chegou a ocupar um cargo na diretoria.
Sua atuação na vida profissional proporcionou a chance de oferecer, aos filhos Olívio e Orlando, a oportunidade de estudar e, num futuro se formarem na medicina, optando pela ortopedia e hoje, por intermédio de clínica particular, eles exercem uma conceituada atividade na história da saúde em nossa cidade. Aliás, este jornalista, em momentos que necessitou, se serviu dos atendimentos profissionais dos irmãos Olivo e Orlando.
Olivo é casado com Leolina Maria Correa da Costa e tem três filhos: Letícia, Rita Maria e Ricardo, os quais lhes deram seis netos. Orlando casou-se com Elaine Lúcia Palloni e tem dois filhos, Dante e Bruno. Amigos do nosso editor, este relembra com saudade dos momentos de muita amizade vividos com Olavo Rodrigues Dias, não apenas durante o companheirismo desfrutado na E.F. Noroeste do Brasil, como também nas atividades jornalísticas.
Hoje, no desenvolvimento da atuação na imprensa e na qualidade de aposentado na Noroeste do Brasil, guardamos em nossas lembranças as imagens de tantos colegas ferroviários e, o Olavo Rodrigues Dias não deixa de ser um deles. Ao escrever mais um Retrato de Família, baseado em informações fornecidas pela família, com prazer que voltamos um pouco ao passado e usufruímos de boas recordações do amigo de todas horas, que foi Olavo Rodrigues Dias.