Com certeza vocês já ouviram esta celebre frase "Aos amigos a lei, aos inimigos o rigor da lei!". Trocando em miúdos, quer dizer: dois pesos e duas medidas. Para alguns, se cumpram as regras, para outros... depende...
O mundo está cada dia mais obtuso, nada mais aborrecido que ver favorecimentos e privilégios, pessoas que usam de cargos ou influência para obter vantagens. O que faz um lugar bom para o convívio social ou profissional é justamente a justeza das ações, igualdade de deveres e direitos.
É decepcionante perceber que para alguns não se admite qualquer tipo de falha e para outros a impunidade se perpetua a cada dia. Somos algozes de nós mesmos ao buscar consciência em todas as nossas ações, procurando sempre a retidão no comportamento.
Talvez por obrigação, ou herança de nossa educação, dizemos que ser honesto é normal. Frase antiga que no presente pode vir acompanhada por um... depende! Tempos vindouros, com sentenças apocalípticas, onde o futuro será dos espertos, manipuladores e aproveitadores de ingênuos e incautos.
Saudades de outrora, quando regras eram seguidas, leis respeitadas, sem distinção, sem o chamado, dois pesos e duas medidas. Igualdade, justiça e liberdade não podem ser meras palavras e sim diretrizes para a vida, com perspectiva de conduta ilibada, onde o certo e o errado coexistem cada qual em seu devido lugar.
Aos amigos, a lei, aos inimigos, o rigor da lei!