Reinaldo Cafeo

Financiamento imobiliário: nova modalidade

25/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min
JCNET

A Caixa Federal lançou uma nova modalidade de financiamento imobiliário, tendo o índice de inflação como indexador. Neste caso, é uma opção ao atual financiamento que tem a TR como indexador. Atualmente, os financiamentos praticam taxas mínimas de 8,5% ao ano TR e máximas de 9,75% ao ano TR. A nova modalidade terá taxas mínimas de 2,95% ao ano IPCA e máximas de 4,95% ao ano IPCA.

Mais barata no curto prazo

Esta nova modalidade poderá reduzir em até 35% o valor da prestação inicial se comparada à situação atual. O problema está no fato de o IPCA oscilar mais do que a TR. A TR, atualmente, está em zero e o IPCA deve fechar o ano na casa dos 3,7%. Como o valor da parcela será menor no longo prazo o saldo devedor será maior.

Afinal é bom ou não?

Para quem tem controle financeiro rigoroso, a nova modalidade é uma boa indicação. Isso também vale para quem tem renda que é reajustada anualmente pela inflação. Faz uma espécie de proteção, ou seja, tem dívida pelo IPCA e tem renda pelo IPCA. Entendo que o governo sempre focará o controle inflacionário, portanto, o risco de a inflação disparar é baixo. Vale lembrar que se a inflação disparar a TR não será mais zero. Vale a pena analisar esta modalidade tendo bom alívio no seu caixa mensal.

Privatizações e liberdade econômica

Dentro da visão liberal do ministro Paulo Guedes o Brasil avançou em dois pontos importantes: diminuir o tamanho do Estado anunciando o processo de privatizações e obteve aprovação da Medida Provisória da liberdade econômica. Um Estado mais enxuto e liberdade para quem quer produzir melhora o ambiente de negócios. Aos poucos as coisas vão acontecendo.

Inflação controlada

A prévia da inflação oficial medida pelo IPCA-15 ficou em 0,08% neste mês. É o menor resultado no mês em 9 anos. A queda no preço dos combustíveis em 1,7% ajudou a segurar a inflação. No ano o IPCA-15 acumula 2,51% e, em 12 meses, 3,22%. Lembrando que a meta de inflação para este ano é de 4,25%. Boa folga.

IPCA-15 e Juros

O IPCA-15 é somente uma prévia da inflação do mês fechado. Neste caso o IBGE considera os preços do dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês seguinte. No caso do mês fechado são considerados preços entre os dias primeiro e o último dia do mês. É considerada prévia à medida que já reflete 15 dias do mês corrente. Mantendo este nível de inflação há espaço para nova queda nos juros.

Cuidado com as pirâmides financeiras

Não há milagre quando se trata de rendimento financeiro. Se o mercado como um todo remunera entre 0,30% até 1% ao mês se alguém lhe oferecer rendimento de 1% ao dia desconfie. Atualmente, estão oferecendo rendimentos altos para quem compra criptomoedas. Recentemente um estelionatário foi preso por aplicar este tipo de golpe.

Mude já, mude para melhor!

Meu desejo é que suas metas estejam sendo alcançadas e que tudo que planejou de melhor para você e sua família se tornem realidade. Pensamento positivo, sempre! Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.