Itapuí - Um grupo de amigos de Itapuí (44 quilômetros de Bauru) está se mobilizando para colocar em prática um projeto ousado e desafiador - transformar em um longa-metragem, com recursos próprios, o "Inferno", primeira parte da obra "A Divina Comédia", do poeta italiano Dante Alighieri. A ideia é levar a produção para as escolas e, em uma segunda etapa, inscrevê-la no Festival de Cinema de Gramado.
O trabalho dos amigos teve início há aproximadamente dois meses. "Começou em uma brincadeira, mas o negócio acabou ficando sério, começou a ganhar corpo e, hoje, a gente está com mais ou menos 120 pessoas envolvidas, desde figurantes até a parte de pós-produção, filmagem, computação gráfica, etc.", conta o produtor cinematográfico e diretor do filme, Piero Buzatto, que é formado em computação gráfica.
Segundo ele, o roteiro já foi concluído e as filmagens devem começar na segunda quinzena deste mês. "O Inferno é dividido em 33 cantos. Em cada período de gravação, nós vamos produzir um canto", explica. A previsão é de que o longa-metragem, que terá cerca de 1h20 de duração, seja finalizado em um ano. "É uma maneira de a gente divulgar o nosso trabalho e mostrar que o cinema brasileiro é bom", ressalta.
Buzatto também revela que pretende encaminhar o filme para o governo italiano. A produção será encenada por alunos do grupo de teatro "Trupe Alcateia", de Itapuí, e conta com parceria de empresa de publicidade. O making-off das gravações pode ser acompanhado pelos links www.facebook.com/adivinacomediaofilme/ e www.youtube.com/channel/UC-vu3RSKodFhNT9NbPPC5BA/featured
O FILME
Segundo o material de divulgação, no longa-metragem, o telespectador poderá acompanhar a história da incessante luta para a conversão de um pecador ao caminho de Deus. O filme apresentará a passagem de Dante pelo inferno e seus nove círculos descritos pelo autor, contando com diversas figuras importantes na época, como Brutos, Caio e Judas, além de criaturas mitológicas, como Medusa e Cérbero.