Entre as diferentes datas que podemos considerar como festivas e comemoradas no mês de setembro, destacamos aquela que marca a fundação do E.C. Noroeste, evento esse que aconteceu em 1º de setembro de 1910. No decorrer do tempo, apesar das diversas agremiações que surgiram, a exemplo do Smart F.C., Vila Seabra, Guedes de Azevedo, Bandeirantes, São Paulo da Bela Vista, surge o Alvirubro como o que resta do antigo e romântico futebol bauruense.
Foi, ao lado do Bauru A.C. que nasceu com a denominação de Lusitana F.C., o remanescente do antigo esporte "bretão", que prossegue até hoje em suas atividades, porém não sendo mais aquela força do futebol "caipira", pois as dificuldades são imensas para a trajetória dos clubes que representam o nosso interior.
Campeão do futebol interiorano em 1943, quando ainda não existia o acesso criado pelo presidente da FPF - Roberto Gomes Pedrosa em 1948 - conseguiu o Noroeste o seu primeiro acesso em 1953, campeonato que terminou em junho de 1954. De lá para os dias atuais, foi uma série de rebaixamentos e agora, fazendo parte de uma posição inferior, luta desesperadamente para retornar aos seus melhores dias. Para tanto, tem contado com o apoio de uma plêiade de esportistas que chegam ao sacrifício pessoal a fim de alcançar uma posição de honra no futebol interiorano.
Apesar das dificuldades que têm encontrado, seus dirigentes lutam bravamente para voltar e o E. C. Noroeste ocupe uma posição de destaque. Lembramos que ao longo da sua existência, revelou uma sequência de excelentes jogadores que com o decorrer do tempo atuaram grandes equipes.