Bauru Ilustrado

Nosso tradicional futebol


| Tempo de leitura: 2 min

Voltamos a divulgar mais uma fotografia que mostra aspectos do velho futebol bauruense, principalmente aquele relacionado à categoria varzeana, em campeonatos patrocinados pela então Liga Bauruense de Futebol Amador, entidade que nasceu sob a denominação de Federação Bauruense de Futebol.

Em 1966, quando essa entidade era presidida pelo nosso editor, o qual igualmente em épocas remotas foi o máximo mandatário da Associação dos Cronistas Esportivos de Bauru, isso em 1953, entre as diferentes modificações introduzidas naquela entidade, achou por bem mudar o seu nome, pois ela apenas se dedicava ao futebol amador e, as outras modalidades estavam sob a responsabilidade do Automóvel Clube (xadrez), basquete (E. C. Paulista), tênis (Bauru Tênis Clube), atletismo (Noroeste) e natação (Piscina Recreio).

Uma das boas equipes que participavam do campeonato na categoria varzeana era o Marabá, por muitos anos treinada pelo técnico Salvador Ferreira dos Santos, mais conhecido nos meios esportivos pelo apelido de Chapa. Essa agremiação teve bonita passagem pelo futebol menor da Cidade Sem Limites, sempre com a presença de esforçados esportistas, não só entre o elenco de jogadores, como também com relação aos seus dirigentes que não mediam esforços para que o time do Marabá tivesse uma participação efetiva nas competições que aconteciam durante o ano.

Nesta foto aparece o elenco titular do Marabá F.C., em 1958, quando atuou na preliminar do Noroeste e Portuguesa de Esportes pelo Campeonato Paulista da I Divisão. A partir da esquerda, começando pelos que estão em pé foram identificados: Hitler, Sica, Roberto, Nicola, Pé de Ferro, Aparecido, Lauriano, Curió e o diretor Nardo Borro. Abaixados, na mesma ordem: Natalino, Zito, Everaldo, Marcelo e Tutu.

Esta foto não deixa ser outra bonita lembrança do futebol varzeano de outrora, com jogos realizados? em campos de terra, cujos primeiros campeonatos não contavam com a presença de bandeirinhas no auxílio aos árbitros. Hoje, os certames são realizados em campos fechados e muitos são os bauruenses que tiveram a oportunidade de participar, os quais guardam em suas memórias muitas recordações dos campeonatos que tinham como palco os distantes bairros da antiga Capital da Terra Branca. E para não ficar no esquecimento, centenas de antigos jogadores são mensalmente vistos nas páginas do BI, em publicações que provocam um retorno aos velhos tempos da nossa Bauru.

Comentários

Comentários