Agudos - A Polícia Militar (PM) de Agudos (13 quilômetros de Bauru) deu início oficialmente nesta quinta-feira (9) ao Rádio Patrulhamento com Moto (RPM), nova modalidade de policiamento que tem objetivo de coibir crimes instantâneos, por meio da agilidade de locomoção das motocicletas, mas que normalmente existe apenas em cidades de grande porte.
O prefeito Altair Francisco Silva foi até a base da PM para parabenizar o efetivo pelo novo serviço. "Com certeza, vai fortalecer ainda mais a segurança do município", declarou. Segundo o sargento Buzolin, responsável pelo pelotão da corporação no município, quatro policiais que residem em Agudos irão se revezar no uso das motocicletas em patrulhamento por toda a cidade.
"Como as motos têm mais fácil acesso ao centro da cidade, o objetivo é inibir crimes instantâneos, como roubos ao comércio, em lojas e farmácias, por exemplo, já que para a viatura de quatro rodas é mais difícil chegar aos locais dos crimes. Já a moto, pelo contrário, chega com extrema rapidez, o que proporciona agilidade também na solução das ocorrências", explicou o sargento.
O serviço de RPM está subordinado à ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas). Porém, apenas cidades com mais de 500 mil habitantes recebem esse reforço na segurança. "Por isso, para nós, foi uma vitória ter conseguido a RPM, o que aconteceu graças ao esforço do capitão Marcelo Paes, comandante da 5.ª Cia da PM, que conseguiu duas motos para Agudos", ressaltou Buzolin.