Para encontrarmos um sentido em nossas vidas, precisamos entender a época singular na qual vivemos. Estamos imersos em um ambiente caótico. Nossos sistemas de valores se encontram despedaçados; a cada dia, quebra-se um novo tabu. Nosso mundo está cada vez mais unido, mas, no plano pessoal, existe uma desunião inédita. Nesse mundo agitado precisamos da simplicidade, de um estilo de vida mais calmo, um modo de vida mais leve que se enquadre de forma elegante e sustentável na dura realidade desse século. Um modo de vida que busque algo que nos seja significativo.
É preciso lembrar que todos temos um grande débito - com as famílias que nos criam, com os amigos que nos orientam, com os educadores que nos ensinam. É óbvio que devemos restituir este débito fazendo de tudo para termos uma vida significativa e tudo que esteja ao nosso alcance, para melhorar o mundo em que vivemos. Para termos uma vida significativa é preciso nos educarmos para o cumprimento de nossos deveres e deixarmos de fazer aquilo que somente nos é conveniente.
Fazer somente o que nos é conveniente é seguir um impulso cego. A conveniência é ganhar no curto prazo. É só se apropriar dos direitos e se esquecer dos deveres. O que é conveniente funciona apenas para o momento. É imediato, impulsivo e limitado. A conveniência é estreita e egoísta. Ela mente para conseguir ir adiante. Ela não leva nada em consideração. Ela é imatura e irresponsável.
Fazer somente o que nos é conveniente é esconder toda a sujeira debaixo do tapete. É evitar a responsabilidade, por isso a conveniência é covarde, superficial e errada. Errada porque meramente transfere o problema que pesa sobre você para outra pessoa ou para seu futuro e no futuro a tendência é tudo piorar. Não há fé, nem coragem, nem sacrifício algum em se fazer o que é conveniente.
Para aquele que faz só o que é conveniente para si, o mundo se revela como algo a ser utilizado e explorado, por isso, para ter uma vida significativa, é preciso ser produtivo. Produzir para se tornar melhor e melhorar o mundo. Se você não for produtivo permanece incompleto e a vida é vazia de sentido e difícil demais para alguém incompleto.
O significativo é o substituto amadurecido daquilo que é conveniente. Tudo o que traz significado surge quando os impulsos são regulados, organizados e unificados. O que é significativo e traz significado surge a partir da avaliação de várias possibilidades e a valorização daquela voltada para o aprimoramento pessoal. Se for essa a direção, o significado fornece o antídoto para o caos e para o sofrimento e tornará sua vida e o mundo melhores.
O significado traduz a ideia de que você está no lugar certo, na hora certa, adequadamente equilibrado e alinhado em direção a um propósito. É quando sua realidade fica cada vez melhor e segue assim em direção ao futuro. Ter uma vida significativa é melhor do que ter aquilo que você quer, porque talvez você nem saiba o que quer ou do que, de fato, necessita. Ser produtivo é o caminho, a senda para uma vida mais abundante, rica de significados e significativa em todos os sentidos.