Reflexão e Fé

Tragédia planetária

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

29/03/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Em Janeiro de 2016 o físico britânico Stephen Hawking (1942 - 2018), afirmou que a humanidade corria o risco de ter de enfrentar uma série de perigos criada por ela mesma como guerra nuclear, aquecimento global e vírus criados pela própria engenharia genética" (Fonte: BBC).

A ciência sabe que tragédias assim podem acontecer a qualquer momento, só não sabe quando e como. Hawking também havia afirmado que o progresso na ciência e na tecnologia criaria novas formas da vida dar errado. Diante de tais previsões surgem várias especulações. Contudo a Bíblia, antes de todos, contribui, segundo análises do professor Ivair Augusto, em revelar como as tragédias planetárias ocorrerão:

Três eventos catastróficos para o planeta:

1) Sinais - Serão eventos sobrenaturais provocados pelo Juízo de Deus sobre os habitantes da Terra: "Relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto [...]. Todas as ilhas fugirão, e as montanhas desaparecerão. Cairão sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos" (Ap 16.18-21).

2) A Segunda Vinda de Jesus - Uma invasão de seres extra-terrestres [anjos] e da própria Divindade [Jesus Cristo] acompanhada por um cataclismo no planeta como terremotos, tsunamis e eventos atmosféricos destruidores de "relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo" (Ap 11.19).

3) O Dia do Juízo - Cristo se manifestará na Terra e ressuscitará todos os habitantes infiéis. A Bíblia revela que o Planeta e todos os ímpios serão destruídos em um cataclismo final: "um fogo descerá do céu e os devorará. O Diabo, que os enganava, será lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre" (Ap 20.8 e 9). Esse cataclismo é tão impactante que se forma um "lago de fogo" [Ap 20.15] sobre o planeta destruindo a tudo e exterminando qualquer vestígio das antigas civilizações. Até os abrigos nucleares enterrados na mais profunda superfície da Terra, serão atingidos e derretidos.

Stephen Hawking previu que a humanidade enfrentará sérios apuros no futuro e que sua sobrevivência dependerá da capacidade de colonizar outros planetas. Segundo Hawking, apesar da possibilidade de um desastre no planeta Terra em determinado curto tempo ser baixa, isto vai se acumulando com o tempo, e se transformará em certeza para os próximos mil ou dez mil anos.

Entendemos que o cientista está certo em apenas uma coisa, "a humanidade enfrentará sérios apuros " - mas a colonização de outros planetas não ocorrerá nessa existência que foi criada por Deus, porque a Bíblia afirma que a própria Terra será recolonizada: "Vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus" (Ap 21.1 e 2). Diante disso a previsão de Hawking de que "no futuro já deveremos ter nos espalhado pelo espaço e para outras estrelas, e que um desastre na Terra não significaria o fim da raça humana, não se sustenta na revelação da Palavra de Deus.

De certa forma chega a ser irônico que um nome tão importante da ciência moderna tenha identificado o progresso científico como uma grande fonte de novas ameaças. Entretanto o físico insistiu que a humanidade sempre encontrará formas de lidar com problemas que surgirem conseguindo se safar, mas novamente: "Não é isso que a Bíblia mostra".

Sim, estamos sob constantes ameaças e chegará um dia que não iremos encontrar soluções. Agora mesmo estamos todos vivendo dias assustadores, e a situação pode ficar muito pior. Milhões de pessoas poderão morrer se o novo Coronavírus se espalhar em alguns dos países mais pobres do mundo na Ásia, África e América do Sul. Em muitos lugares onde as pessoas vivem amontoadas em favelas, onde os hospitais já são superlotados e onde há pouco dinheiro para ajudar os pobres, as pessoas simplesmente não tem condições de ficar em casa ou ter acesso aos serviços básicos de saúde que precisam. Oremos, rogando pela percepção de que aceitar o plano de Deus estabelecido e revelado, também a nossa geração, é a solução para o nosso futuro eterno.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

55 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.