Esportes

CS também é esporte

Luis Felipe Carrion
| Tempo de leitura: 3 min

O Counter-Strike, popularmente conhecido com CS, é um jogo de tiro em primeira pessoa multiplayer, no qual existe a batalha dos terroristas e dos contraterroristas. Atualmente, o game é um dos mais populares quando se fala em eSports. De acordo com dados do Esport Charts, o game foi o segundo mais assistido de 2019, com mais de 284 milhões de horas vistas. O líder do ranking foi League of Legends, com mais de 478 milhões de horas assistidas em plataformas de transmissão.

Neste universo, estão profissionais de CS, que treinam, participam de campeonatos ao redor do mundo e fazem transmissões de suas partidas pelas plataformas digitais. Um desses atletas é Leonardo de Oliveira, cujo nome de jogador é Leo_drunky. Nascido em Lençóis Paulista, ele atualmente mora em Lisboa, Portugal, e compete pela equipe Sharks Esports. O interesse por jogos eletrônicos começou ainda na infância, quando teve contato com o computador.

"Meu pai sempre foi muito ligado em tecnologia. Ele sempre colocava jogos educativos para eu jogar. Nos fins de semana, na época das lan houses, em 2005, 2006, quando eu tinha uns seis ou sete anos, ele me levava nelas. Eu ficava lá jogando o dia todo e foi onde eu conheci o CS. Depois de alguns anos, passei a jogar o CS 1.6 online, mas sempre por hobby, sem ser algo sério", relembra.

A brincadeira começou a ficar séria a partir de 2017. Após vir praticando e evoluindo cada vez mais no jogo, Drunky montou seu time com Renato Nakano, que já era um jogador experiente de CS na época. Na sequência, apareceu a proposta da Sharks Esports, seu primeiro time profissional de Counter-Strike. Foi então, que, aos 17 anos, ele se mudou para a Europa e foi morar em Lisboa.

TREINAMENTO

A equipe de Leonardo de Oliveira é composta por sete membros, sendo que desses são cinco jogadores, um treinador e um psicólogo. Os treinos são realizados em uma sala, todos juntos online contra outros times. A rotina é dividida em duas partes: a primeira é coletiva e a segunda, individual.

"Os treinos começam às 11h e temos o treino tático, onde a gente analisa táticas de outros times, nosso jogo, táticas novas. Esse treino dura aproximadamente uma hora. Depois, tem um intervalo para o almoço. Na sequência, jogamos três horas seguidas contra outros times para treinar táticas, jogadas individuais. Temos mais uma pausa e mais duas ou três horas de treino coletivo", relata.

Após o jantar, devido ao CS profissional ser um esporte eletrônico extremamente competitivo, muitas vezes ele ainda volta para a tela do computador para fazer live stream, transmitindo seu jogo em plataformas online, como o Twitch. Com isso, além de treinar, Oliveira consegue se divertir, conseguindo novos seguidores e interagindo com os fãs.

A equipe Sharks Esports também participa de várias competições de CS ao longo do ano, com diferentes sistemas de disputas. Entre as principais conquistas até hoje estão a ESL LA League season 1 e 2, no Brasil, em 2018, e a classificação para a ECS Season 8 Finals, em 2019.

Comentários

Comentários