Ed Chagas

Pensamento de Paz

Ed Chagas; edypchagas@hotmail.com

30/03/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O povo estava sob o jugo do rei da Babilônia, Nabucodonosor. Deus os havia desterrado, como resultado de abandonarem a Sua vontade e agirem mal.

Claro que ninguém estava satisfeito com essa situação - assim como, hoje, ninguém está contente com a situação em que estamos vivendo: presos em casa com a liberdade prejudicada. O desejo no coração de todos era voltar para sua terra, onde poderiam voltar à vida normal, prosperar materialmente e se mover em liberdade - parece-me que exatamente como cada um de nós hoje. O desejo de que isso acontecesse era de urgência. Ninguém queria continuar forasteiro, ali em lugar estranho por mais tempo.

Sempre queremos nos livrar logo de situações que não nos agradam. Não temos paciência para passar por períodos difíceis nem boa vontade para esperar até que as coisas se acalmem. Somos adeptos das soluções rápidas.

Deus tem seu tempo para tudo. Ele não se afoba, não se precipita. Seus planos são perfeitos e sempre com propósitos definidos. Ele quer nos dar alívio em nossos sofrimentos mas, ao mesmo tempo, trabalhar para nosso crescimento, desenvolver em nós qualidades próprias de pessoas que se dizem verdadeiros cristãos.

Jeremias, o profeta, falou, em nome do Senhor, que Deus não os levaria de volta à sua terra imediatamente. Era para eles edificarem casas ali, plantarem, constituírem famílias e se multiplicarem naquela terra. A ordem não agradou. Então rejeitaram a Jeremias e passaram a ouvir outros profetas; aqueles que lhes falavam o que queriam ouvir.

É muito comum rejeitarmos a vontade de Deus quando ela não coincide com a nossa. Buscamos alternativas que aliviem nossa consciência e justifiquem nossa desobediência. Distorcemos as palavras daqueles que nos alertam para que a razão fique do nosso lado. A vontade de Deus, no entanto, é soberana. E é bom entendermos que só nela seremos bem sucedidos. Ainda não é tempo de voltarmos à normalidade de nossas vidas (e não sabemos quando será), e isso nos faz ansiosos e estressados.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 28:11). Deus tinha a intenção de levá-los de volta à sua terra. Seus pensamentos eram os mesmos que os deles. A diferença é que isto não deveria acontecer imediatamente. Para que a volta do povo trouxesse a felicidade que almejavam, era necessário que primeiro ficassem um tempo ainda no exílio, abençoando, com sua presença aquela terra. Deus quer que fiquemos parados, quietos por um tempo. Olhar pra dentro, buscar conhecê-lo melhor. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus", diz o Salmo 46:10.

Precisamos aprender a esperar e, enquanto esperamos, fazermos o melhor que pudermos para sermos bênção onde estamos, no nosso caso em nossa casa. Dedicarmo-nos à família, ao convívio de amor. Não queiramos pular etapas, supondo que nossa urgência pode apressar os planos de Deus. O melhor a fazer é nos submetermos à Sua vontade confiando que Seus pensamentos são de paz e não de mal e que, no final, Ele nos dará o fim que desejamos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.