Alberto Consolaro

É tempo de palavras, jeitos e trejeitos

11/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min
Alberto Consolaro

Nesta época, tenha cuidado com as palavras, pois estão sobrecarregadas de carinho, afeto, raiva, amor, fraternidade e outros sentimentos, substituindo toques, abraços, beijos, afagos, calor, alisamentos e sutilezas do corpo a corpo. Cuidado com as palavras, já que o contato pessoal deve ser evitado! Já ouvi muito a frase “as palavras têm poder”. Aí, alguém emendava “quebro estas palavras em nome de Deus”! E olha eu, no meio de uma “guerra de palavras”!

Palavra é um conjunto de letras e sons que expressam uma ideia do pensamento. Palavra é o elemento unitário da linguagem e que pode ser chamada de termo, vocábulo ou expressão. Palavra deriva de “parábola”, uma pequena narrativa com alegorias para uma lição moral. As parábolas contam histórias com ensinamentos de vida cheias de simbolismo em cada elemento que a compõe. Líderes e profetas usaram, e usam, as parábolas para semear mensagens como fez Jesus na parábola do filho pródigo, dos talentos, do semeador e do trigo e joio.

UM EXEMPLO

Ao falar, pense antes, pois “medir ou pesar as palavras” é falar com prudência para não magoar ou criar falsas expectativas. Não precisa usar “meias palavras” que dizem muito pouco. Seja gentil para não “tirar a palavra da boca de alguém” antecipando o que ele ia dizer. Se descrever algo, seja detalhista e fale “palavra por palavra”, sem nenhuma alteração. Se alguém for inconveniente, pode “cortar a palavra” e se tens algo a falar, ouse “pedir a palavra”, principalmente se souberem que você é uma “pessoa de palavra” cheia de credibilidade. Na reunião tem sempre alguém para dizer aquelas “santas palavras” e salvar a todos da mesmice. No final, ninguém é de ferro, vamos todos comemorar, mesmo que virtualmente, para “molhar as palavras” com uma gostosa bebida!

GESTUAL

Quase ninguém faz aula de teatro, mas as expressões faciais e o manuseio das mãos também falam e estão sendo treinadas para suprir a falta do contato corporal. Se usavas pouco os seus jeitos e trejeitos antes, tente melhorar agora, mesmo nas conversas virtuais. Jeito é a forma de conduzir as coisas, uma maneira de lidar ou de se comportar.

Entre os sinônimos de jeito estão estilo, habilidade, arte e capacidade, mesmo sem tocar no outro! Jeito é mostrar aptidão pela aparência e feição que fica no ar. No final dirão que você tem “carisma”! Jeito de ser equivale ao modo como se comporta, age e interage. E ainda tem os trejeitos representados pelos movimentos das mãos ou do corpo que expressa a intenção ou vontade de dizer ou fazer alguma coisa. Os trejeitos seriam a gesticulação.

UM TESTE

Sairemos melhor desta fase de ausência de contato corporal, pois, no mínimo, estaremos usando e valorizando mais e melhor as palavras e o gestual para nos comunicar! Aliás, sem contato e sem palavras, como você diria ao outro “eu te amo” e que está cheia ou cheio de desejo por ele ou ela?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.