Reflexão e Fé

O tolo

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

26/04/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O tolo é orgulhoso, rebelde e teimoso quanto a repreensão ou o aceite de uma instrução. O tolo quer fazer as coisas à sua maneira. O tolo ama a sua própria opinião. O tolo ama si sobre todos. O tolo não possui bom senso, passa por cima de tudo, é desprovido de juízo, seus atos são contrários ao equilíbrio e foge à justa medida. O tolo é um desiquilibrado emocional, louco e delirante, um insensato.

Há muitos exemplos de governantes tolos na história humana que foram assassinos, mentirosos, vaidosos, déspotas que cometeram até autocastração em público, que nomearam cavalo a cargo público, que lançaram cristãos a feras famintas, assassinaram parentes, cometeram crueldades, fizeram baixarias e desgraçaram a vida pública, verdadeiros insanos. Isso porque a tolice se oferece a todos, inclusive a governantes que se acharam e ainda se acham deuses ou semideuses. Muitos foram sanguinários, pervertidos, paranoicos, perturbados e até incendiários, que botaram fogo naquilo que deveriam cuidar. Esses tolos buscam apenas seu bel prazer e o cumprimento de suas vontades. O tolo que chega ao poder persegue a satisfação tão somente de seus desejos; bem que a Bíblia já alertava que é possível que "tolos sejam postos em cargos elevados" (Eclesiastes 10.6) ... e que, "os lábios do insensato o destroem, porque no início, suas palavras são só meras tolices, mas no final vão se tornando uma loucura perversa. O tolo fala sem parar e ninguém sabe o que estará por vir"(cf. Ec. 10.12-14)

A respeito do tolo ou insensato, Salomão que foi o rei mais sábio que já andou por esse mundo escreveu: "O insensato será servo do sábio" (Provérbios 11.29) — "... o que aborrece a repreensão é insensato" (Pv 12:1) — "O insensato despreza a correção ... e quem rejeita a correção menospreza a sua própria alma" (Pv. 15:5,31-32) — "Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria. O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião" (Pv. 18:1-2) — "Vês um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há para o tolo do que para ele" (Pv. 26:12) — "Quem insiste no erro depois de ser repreendido esse será destruído, sem aviso e irremediavelmente"( Pv 29.1)

As ruas, as casas e os palacetes estão cheios da ignorância, da superstição, do orgulho e da vaidade, mas tem gente que se supera e destaca-se em ser o maior propagador da insensatez. Também pudera, a tolice, a insensatez cega os olhos; o insensato é tomado de assalto diariamente com ideias profanas, seduções e ações impensadas e assim se autodestrói em ignorância e extermina o seu entorno. Muitos dizem acreditar em Deus, professam sua fé em Deus, e até andam com pessoas que também dizem professar Deus, mas isso não quer dizer nada quando agem como tolos — afinal, o tolo pensa que é sábio. Pobre tolo! O apóstolo Paulo afirma que muitos que se auto avaliam como sábios, na verdade não passam de tolos, e esses 'falsos sábios' serão pegos em sua astúcia (cf. I Co 3.19), i.e., uma hora ou outra a pose cairá porque o insensato é por demais orgulhoso para poder aprender; zomba de quem quer lhe ensinar, e assim a sua ruina é latente.

Logo, se o tolo tiver a oportunidade de topar com a prudência a sua frente e aceitar suas correções e ensinos, poderá se livrar da falência, vergonha, destruição, abandono, vexame, linchamento e da solidão que a tolice produz; mas se ouve a instrução da sabedoria e a esquece antes de aplicá-la, é mesmo um tolo irremediável que se apressa na direção da rejeição e do insucesso. Não obstante, na circunstância dessa vida o tolo ainda pode examinar-se a luz desses provérbios bíblicos, entretanto, se ouvir a correção e se ressentir, continua tolo indo á ruina — se ouve uma instrução, um conselho e zomba, permanece tolo, e logo verá seu deboche tornar-se em choro. O contrário do tolo é o sábio; esse avalia uma decisão, pondera uma situação, submete-se à repreensão e aceita o conserto que o conduzirá ao êxito e crescimento; a esse, Deus e os homens o honrarão.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

55 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.