Alberto Consolaro

Disgeusia é paladar alterado! E anosmia?

02/05/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Se pensou que o gosto estava no palato e por isto, o céu da boca recebeu este nome. Depois viu-se que a língua era a maior portadora dos quimiorreceptores neurais chamados de “botões ou corpúsculos gustativos”, mas não dava mais para trocar o nome! Hoje se sabe que estão distribuídos por toda a boca e mais concentrados na língua, palato mole e epiglote. No total, temos mais de 2 mil botões gustativos que são pequenos aglomerados de células especiais e renováveis a cada 10 dias. Cada botão está ligado a 50 filetes neurais.

A sensibilidade ao gosto diminui com a saburra acumulada (aquela película fina e brancacenta de saliva e alimento na superfície da língua) e também pelo uso das próteses totais que escondem os sensores do palato. Os netinhos adoram a comida da vó, pois para ficar bem ao seu gosto, ela testa e acrescenta ainda mais tempero ou açúcar!

O tabagismo aumenta a espessura das camadas superficiais de queratina na mucosa bucal e recobrem parcialmente os botões gustativos que se abrem diretamente na mucosa. Por esta razão, o fumante é uma pessoa magra, que não aprecia comida. Quando se para de fumar, a tendência do ex-fumante é engordar, pois irá comer mais, vai saborear melhor os alimentos.

BOTÕES GUSTATIVOS

As papilas linguais mais numerosas são as filiformes (em forma de pequenos pelos) que não apresenta botões gustativos. Entre as filiformes, temos outras papilas que se parecem com pequenos cogumelos chamadas de fungiformes, rodeadas por um pequeno sulco que as circundam e lhe dão este formato. Os botões gustativos estão na sua parte mais superficial.

Na margem lateral posterior da língua temos papilas que parecem pequenas folhas ou dobras nominadas de foliadas e tem botões gustativos. Por fim, separando os 2/3 anteriores da língua de sua base na garganta, tem-se o V lingual formado por 10 a 12 papilas grandes (1 a 3mm) rodeadas por um sulco e recebendo nome de valadas ou circunvaladas. Elas têm mais de 250 botões gustativos cada uma.

Ao ver a língua diretamente, os botões gustativos não são visíveis e sua abertura ou “poro gustativo” é muito menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Além do ácido, doce, amargo e salgado, a partir do ano 2000, foi identificado um quinto sabor: o umâmi, uma palavra de origem japonesa para "gosto saboroso e agradável" (umai = delicioso + mi =gosto) com relação direta com o aminoácido glutamato.

ALTERAÇÕES DO SABOR

Recentemente algumas palavras têm sido mais usadas e as pessoas podem ficar em dúvida. Uma delas é “disgeusia” que significa uma diminuição ou distorção do sabor ou paladar. Um exemplo clássico de distorção é sentir um sabor metálico na boca. A perda completa do paladar, independente da causa, chama-se “ageusia”!

As causas da disgeusia incluem o efeito colateral de medicamentos anti-hipertensivos e ansiolíticos, a falta de zinco e vitamina B12, sendo comum os relatos de pacientes com insuficiência renal severa. Outras causas são: paralisia facial de Bell, resfriados, faringites, sinusite, infecção nas glândulas salivares menores (tal como ocorre na Covid-19) e em pacientes em quimio e ou radioterapia. Outros medicamentos que podem ter a disgeusia como efeito colateral são os antitireodianos, antimicóticos e antibióticos, além do lítio.

Em infectados com o coronavírus é comum a disgeusia como sintoma, mas isto não significa que possa ser uma ação direta do vírus nos botões gustativos, pois pode ser efeito colateral de remédios, infecção das glândulas salivares e das vias aéreas! Quase sempre, com a disgeusia, vem alterações ou perda do olfato, pois cheiro e paladar andam juntos! A “anosmia” é a perda total do olfato e a “hiposmia ”, a sua diminuição. Muitas das causas da anosmia, são as mesmas da disgeusia.

REFLEXÃO FINAL

Do jeito que a pandemia vem sendo tratada pelos políticos, talvez seja realmente melhor, os doentes pelo coronavírus, não sentirem o gosto (ageusia) e nem o cheiro (anosmia) do que estão fazendo com a gente. Oremos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.