
Estudioso da história do cangaço, o bauruense Pedro Popoff vai ampliando, aos 14 anos, seu leque de contatos sobre a cultura nordestina e, nesta quarta-feira (13), às 20h, faz uma linha direta com a pesquisadora Vera Ferreira - neta de Lampião e Maria Bonita. O bate-papo ocorrerá no Instagram de Pedrinho e da escritora, que mora em Aracaju.
Organizadora do livro "Bonita Maria do Capitão", com a paraibana Germana Gonçalves de Araújo, Vera procura manter viva a memória dos avós, além de desmistificar lendas ou distorções relacionadas ao cangaço.
"As pessoas do sertão respeitavam Lampião, inclusive seus inimigos", contou recentemente ao portal de notícias "MaisPB", de João Pessoa.
O pernambucano Virgulino Ferreira, o Lampião, e a baiana Maria Gomes de Oliveira, ou Maria de Déa (Maria Bonita), tiveram uma única filha: Expedida, mãe, portanto, de Vera.
Lampião, o "rei do cangaço", e Maria Bonita morreram com outros cangaceiros em emboscada armada pela polícia, em 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe.
À TV Picos, do Piauí, Vera Ferreira disse se deparar com muita desinformação sobre a história do cangaço - que, se para muitos, foi um movimento motivado por disputa de terra e pela revolta contra o coronelismo, para outros teria sido uma organização praticante de diversos crimes.
Para Vera, foi um movimento de "homens que disseram 'não' à situação". "Era uma ausência de autoridades naquela época e ninguém sabia que existia os sertanejos. Eles não tinham a quem recorrer em relação à Justiça e a única maneira era se formar em grupos com armas por vinganças ou outros motivos pessoais. Era o único caminho".
Segundo Vera, normalmente se julgam os cangaceiros sem o devido conhecido da complexa situação socioeconômica dos anos 30 nos confins do país.
Ela observa, inclusive, que o cangaço já existia antes mesmo do próprio Lampião.
Empenhado
Pedro Popoff, que adota o nome artístico de Pedro do Cordel, pretende falar com outros pesquisadores da cultura nordestina em lives que ainda serão agendadas.
Desde 2017, ele participa do Congresso Cariri Cangaço, em Fortaleza, além de manter contato com demais estudiosos do tema, como o escritor sergipano Robério Santos.
SERVIÇO
Bate-papo de Pedro Popoff (Pedro do Cordel) com escritora e pesquisadora Vera Ferreira (neta de Lampião): 13/5, quarta-feira, a partir das 20h, no Instagram (pedrodocordel_pedropopoff). E, ainda, no lampiao_mariabonita).
Depois, o encontro virtual deverá ficar disponível no canal oficial Pedro do Cordel/Pedro Popoff pelo YouTube,