
Jaú - A concessionária Águas de Jahu está utilizando um instrumento de investigação do subsolo, chamado de georradar, para complementar técnicas tradicionais existentes para localização e identificação das redes subterrâneas de abastecimento de água. A ferramenta utiliza a tecnologia de radar, detectando objetos subterrâneos por meio de reflexão de sinal, com alcance aproximado de até oito metros de profundidade.
"Ele é composto por carrinho portátil, um painel de controle com tela LCD de 7,25 polegadas à prova d'água e uma bateria recarregável", explica o gerente operacional da empresa, Philippe Araujo. "O georradar grava imagens em cartão de memória e tem um software para impressão de relatórios".
Segundo Araújo, o equipamento auxilia as sondagens de maior complexidade, permitindo identificar a posição das tubulações e uma abertura de vala mais precisa. "O georradar também tem sido muito útil na consolidação do cadastro técnico das redes de abastecimento de água do município, possibilitando a identificação e, consequentemente, o planejamento de ações de modelagem hidráulica e setorização", diz.