
A Policlínica Residencial Bernardi, construída no prédio onde seria instalada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), começou a funcionar nesta segunda-feira (17), em Jaú (47 quilômetros de Bauru). De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o local atende como unidade básica de saúde (UBS) e, das 17h às 20h, como pronto-atendimento. Aos finais de semana e feriados, a Policlínica funcionará das 8h às 12h.
No local, os pacientes terão acesso a atendimento médico e de enfermagem, além de procedimentos básicos e de baixa complexidade, como inalação, suturas, vacinas, consultas e retiradas de medicamentos. Caso ocorra aumento de demanda, de acordo com a Prefeitura de Jaú, o horário de funcionamento poderá ser estendido.
"Futuramente, quando ocorrer a readequação da finalidade do prédio pelo Ministério da Saúde, poderão funcionar no local as especialidades que atualmente são ofertadas à população no antigo prédio do São Judas e outros serviços que, no momento, funcionam em prédios alugados, centralizando o atendimento", diz em nota.
A unidade possui 1.283,48 m² de área construída. Foram investidos na obra R$ 4.355.538,63, sendo R$ 2 milhões de repasse do Ministério da Saúde e o restante de recursos municipais. A policlínica conta com área externa coberta para desembarque de ambulância, abrigo externo de resíduos comuns e recicláveis, abrigo externo de resíduos químicos, biológicos e perfurocortantes e estacionamento.
Na área interna, foram construídos recepção, além de salas de exames e consultório, suturas e curativos, vacina, inalação, aplicação de medicamentos, coleta de amostras para laboratório, observação adulto e infantil, armazenagem e guarda de roupas limpas, posto de enfermagem e prescrição médica, almoxarifado e áreas de dispensação de medicamentos e armazenamento e controle de materiais.
"A Policlínica Residencial Bernardi terá uma ambulância à disposição na entrada. Além disso, estará informatizada, assim como as demais UBSs, que estão em processo de informatização. Para facilitar o acesso da população dessa região da cidade a esse novo equipamento público, a prefeitura concluiu o prolongamento da avenida Arminda Victória Furlani Bernardi, até o prédio da Policlínica", informa o prefeito Rafael Agostini.