Geral

Considerada inédita, máquina de reciclar isopor entra em operação


| Tempo de leitura: 2 min

A Cooperativa Ecologicamente Correta de Materiais Recicláveis de Bauru (Coopeco) passou a contar, a partir desta quinta-feira (27), com equipamento para reciclagem de isopor. A máquina, adquirida em parceria de comodato com a empresa de gerenciamento de resíduos recicláveis Santa Luzia/Proecologic, tornará mais eficiente o processo de reciclagem do isopor no município.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) cuidará do gerenciamento da recepção do material nos oito Ecopontos da cidade.

Atualmente, o isopor que chega aos Ecopontos e posteriormente é encaminhado às cooperativas é acumulado nos barracões. Só quando atinge volume considerado expressivo por indústrias de transformação é que a carga é retirada pelo comprador. Mas, como o material é leve, esse acúmulo pode levar meses. "Por ser um material volumoso, o isopor ocupa muito espaço na cooperativa, além de ser um material altamente inflamável. Isso é um perigo", explica Gisele Moretti, presidente da Ascam.

Com o equipamento, o isopor será compactado mecanicamente, extraindo-se o ar e mantendo o material sintético, o que facilita sua armazenagem e transporte. Isso também torna a carga mais atraente à indústria da transformação, facilitando a comercialização.

"Hoje, existe uma demanda muito grande de isopor, mas muitas empresas estão mandando para os aterros por não conseguirem descartar. Com o equipamento, vamos poder captar grande volume de material e daremos outro destino para ele", destaca Gisele, comemorando a conquista inédita.

O isopor é composto por poliestireno, material sintético e atóxico proveniente do petróleo e que tem o ar como principal componente. Por não conter clorofluorcarbonetos em sua composição, é totalmente reciclável e pode ser descartado junto com o plástico comum.

Por outro lado, quando descartado no meio ambiente, o isopor provoca a poluição do solo e da água até que a sua decomposição, que leva séculos, se complete. Com a reciclagem, o material pode ser transformado em óleo ou gases, deixando de se acumular nos aterros e servindo de matéria prima para a indústria da transformação.

Comentários

Comentários