José Milagre

Como enviar nudes com segurança?

04/10/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Se você chegou até aqui querendo dicas (ou horrorizado com o título), leia até o final! Fico absolutamente assustado com o número de matérias ensinando jovens e adolescentes a se "exporem com segurança", o que demonstra uma tremenda estupidez e desconhecimento. Essas pessoas, normalmente em blogs de "modinhas", desconhecem que a tecnologia, por si só, não pode assegurar segurança, pois o comportamento humano é imprevisível. Não controlamos as pessoas.

Conversa fiada!

Oriente seu filho a se desintoxicar deste tipo de "dica". Não entre na conversa fiada de "Enviar nude seguro", jamais! É a maior falácia debaixo deste Sol. Você nunca saberá se realmente "foi seguro". Diariamente, no Instituto de Defesa do Cidadão na Internet (IDCI), atendo pessoas vítimas das sextortion, a extorsão que ocorre a partir do compartilhamento de conteúdos íntimos, como foto e vídeos. A partir do momento que o bandido tem acesso às suas fotos, pede dinheiro ou favores sexuais.

Como não engrossar a fila de vítimas?

As orientações são simples. 1 - Evitar contato com desconhecidos e eventualmente pesquisar o perfil antes de aceitar qualquer solicitação de mensagem. 2 - Jamais forneça qualquer conteúdo intimo (ainda que com garantia de delete ou com rosto borrado) e se receber conteúdo íntimo não responda jamais, mas mantenha o conteúdo salvo, pois é a prova da importunação sexual. Cuidado com conteúdos na nuvem. Hackers estão a todo momento tentando acessá-los. Do mesmo modo, cultive o hábito de não armazenar conteúdo íntimo em celular ou qualquer dispositivo com conexão à Internet. Um disco de backup, mantido em segurança em sua casa, é a melhor alternativa, se realmente precisar manter este conteúdo armazenado.

Fui vítima, e agora?

Caso tenha sido vítima, preserve a abordagem (chats ou conversas), registre os dados do perfil (id ou url), não realize qualquer pagamento e procure uma delegacia ou ajuda especializada para que se possa identificar quem está por trás da extorsão e para que esta pessoa possa ser responsabilizada. Lembrando que se você pagar uma vez e cair na extorsão, ficará para sempre nas mãos do criminoso digital. Procure ajuda.

Aplicativos para excluir a mensagem no destinatário

Muitas pessoas perguntaram para a coluna sobre este tema. Eu quero deixar bem claro: embora não exista garantia alguma, alguns aplicativos podem dificultar a ação de quem recebeu seu conteúdo. Para usuários de iPhone, existe um app chamado Private que promete o bloqueio do print e a exclusão da conversa no celular de quem você remeteu. No Android, o app Bleep, realizaria a mesma tarefa.

Mesmo assim, não seja tolo!

Seja como for, embora os aplicativos ajudem, a maior segurança é não se comprometer. Não enviar nudes e se preservar! Tampa de Webcam também é muito útil e por ser encontrada por até R$ 12,00 (doze reais) na Internet. O IDCI (@IDCIBrasil no Facebook) presta apoio técnico e emocional às vítimas de crimes cibernéticos. Também atua com palestras de conscientização em escolas de todo o Brasil Seja voluntário, atue nas frentes de conscientização e ajude a expandirmos o trabalho voluntário. Escreva para a coluna: consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.