Reflexão e Fé

A Igreja sempre sob ataques

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

11/10/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Forças ocultas conspiram contra a igreja. A igreja está sob ataques. As perseguições são constantes, as armadilhas são variadas. Os primeiros perseguidores da igreja foram os próprios judeus (Atos 4.1-31). Os apóstolos foram duramente perseguidos, açoitados, lançados em prisões. Sob ameaças, não recuaram, não se intimidaram, mas permaneceram firmes na instrução do Senhor. E a perseguição aumentou; já não eram só os judeus, mas também os romanos, contudo, quanto mais perseguida, mais fiel era a igreja, ao ponto dos apóstolos serem assassinados: Tiago, irmão de João, foi morto ao fio da espada por ordem de Herodes (Atos 12.2). A tradição registra que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma. Simão Zelote, crucificado em Beirute; André foi crucificado em Patras. Filipe crucificado em Hierápolis. Paulo foi decapitado em Roma. Bartolomeu esfolado vivo em Albanópolis. Tiago, irmão do Senhor, foi decapitado em Jerusalém. Tadeu foi assassinado em Beirute. Mateus sofreu martírio ao fio da espada na Etiópia. Matias foi apedrejado e decapitado na Etiópia. Tiago, o Menor, foi lançado do pináculo do Templo em Jerusalém. João foi posto num caldeirão de óleo fervente e deportado para a ilha de Patmos. Tomé foi morto por lanceiros em Madras. Marcos morreu em Alexandria após ter sido arrastado pela cidade. Lucas foi enforcado numa oliveira na Grécia. Barnabé foi apedrejado até a morte em Salônica. Jesus, nosso Senhor, já havia predito que o sofrimento seria um dos ataques que a igreja sofreria (Mateus 5.10-12, Lucas 6.26; João 15.18,20; 16.33). E o que Jesus havia revelado não só aconteceu, como tem sido enfrentado pela igreja ao longo dos séculos. Cristãos tem sofrido por causa da fé em países fechados ao cristianismo. Quanto menos concessões a igreja faz, segundo as instruções divinas, mais ataques enfrenta e, não demorará muito, será a nossa vez, num Brasil que quer impor a todo custo libertinagens.

Não bastassem as perseguições, heresias também têm se levantado para atacar a igreja. Logo em Atos 5.1-11, na igreja primitiva, um casal hipócrita circulava entre o fiéis. Era um tipo de ataque não de fora pra dentro, mas de dentro mesmo. O joio entre o trigo. Em Mateus 13.38 Jesus contou como os filhos do maligno são introduzidos dentro da igreja: "O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno". Esse casal era amante da popularidade, falsos filantropos, só queriam fama, queriam ser reconhecidos como generosos, mas estavam distantes de buscar a glória de Deus em um vida de humildade. Hoje em dia também, heresias tentam infiltrar na igreja diversidades pagãs, acusando a igreja de preconceituosa, aplicando na interpretação bíblica uma hermenêutica liberal.

Por último, vemos a distração como um outro ataque que a igreja sofre (Atos 6.1-7). A distração rouba o foco. Os apóstolos que deveriam cumprir a essência da pregação, passaram a servir as mesas. Esse era um trabalho urgente e digno, mas não deveria ser feito pelos pregadores da Palavra. Assim eles estavam fora do foco, distraídos. Mas em tempo reconheceram o erro e voltaram a prioridade. Percebemos que muitas igrejas tem se distraído, perdido o rumo da caminhada da adoração, trocando o evangelho por ação social, trocando a mensagem da cruz por campanhas humanitárias, confundindo conversão com assistencialismo, trocando o céu pela terra, Deus pelo homem, se distraindo com coisas aparentemente legítimas, mas abandonando as mais importantes, distorcendo as verdades do evangelho. São muitas coisas que querem nos distrair. Na coluna do Jornal da Cidade do dia 27/09/20 escrevemos a respeito do documentário "O Dilema das Redes". Muitos tem se perdido, sem discernimento no uso das Redes sociais, como um parque de diversão virtual interminável. Ainda que possa projetar alguns benefícios, seu conteúdo tem sido nocivo para bilhões. Seu cerne é maligno. Muitos que desenvolvem esse trabalho de manipulação sobre bilhões de pessoas, apesar de culpados, como afirma Trinstan Harris, ex-executivo do Google, na reportagem da última edição da revista Veja, contudo, eles mesmos, são enganados, não tendo conhecimento no que realmente estão envolvidos. "Se puder saia das Redes!", aconselhou Harris. Instagram, Facebook, Twitter, NetFlix, TikTok, HBO e dezenas de páginas virtuais tem roubado a vida de bilhões de pessoas. Não convém! Há uma inteligência artificial crescente dominando a inteligência natural e espiritual que Deus partilhou aos homens. Pais, cuidem de seus filhos, cuidem de si mesmos! A igreja está sob ataques. A igreja está sob constantes ataques, perseguições , heresias e distrações. Mas não devemos nos amedrontar, e sim, cada vez mais sermos fiéis a Cristo, ainda que queriam enfraquecer a nossa fé.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.