Kleber Santos

O que torna o Papai Noel um gênio do marketing?


| Tempo de leitura: 2 min

Ho...Ho...Ho...

Ele vai descer a chaminé trazendo presente para você...

Basta ler as linhas acima para saber exatamente de quem estou falando, embora eu não tenha mencionado nenhum nome. Isso, sim, é uma marca poderosa.

O Papai Noel moderno tornou-se uma das figuras mais reconhecidas do mundo, especialmente nesta época do ano.

Mas o que há no Papai Noel que torna sua marca tão poderosa?

Ele tem uma marca visual forte.

O Papai Noel definitivamente evoluiu ao longo dos anos, e muito do que reconhecemos dele hoje devemos à Coca-Cola e ao ilustrador Haddon Sundblom. A barriga redonda, a roupa vermelha, o cabelo e a barba brancos como a neve, o trenó, a rena e, claro, aquele chapéu icônico.

Papai Noel tem todo o pacote visual, e nós o reconheceríamos em qualquer lugar.

O que podemos aprender: talvez você pense que as pessoas não percebem elementos visuais como cores, fontes e layouts, mas eles todos são detalhes importantes de sua marca visual e tornam seu conteúdo instantaneamente reconhecível. Dê a eles a atenção que merecem.

Sua história nunca muda.

Não existe um relato de que em um ano o Papai Noel desceu pela chaminé e, no seguinte, escorregou por baixo da porta. Ele não faz experiências com um cão São Bernardo ou zebras puxando seu trenó. Ele não tem um estilista dizendo que uma roupa amarela seria mais “ousada”. Ano após ano, a história do Papai Noel é a mesma... e não seria de outra forma.

O que podemos aprender com isso?

Certifique-se de contar a mesma história sobre sua marca, em todos os lugares, o tempo todo – em seu site, em seus materiais impressos, em sua propaganda, em seu conteúdo do dia a dia e em seus e-books.

É esse tipo de consistência na comunicação que lhe permite construir sua história de sucesso.

O Papai Noel não é o rei do marketing por acaso. Pense nisso!

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