Aos 78 anos, o dermatologista Ivander Bastazini morreu, na madrugada desta quarta-feira (30), em Bauru. Segundo a família, ele faleceu em decorrência de problemas cardíacos, após ter superado a Covid-19. Estava internado em um hospital particular da cidade, onde recebia cuidados médicos há 12 dias.
“Ele era determinado e muito capacitado no que fazia”, comenta o colega de profissão Claudio Joaquim Sampaio Tonello. Ambos se formaram na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, no início dos anos 70, e por décadas trabalharam juntos no Instituto Lauro de Souza Lima e em um consultório particular, onde atuavam com os respectivos filhos dermatologistas.
Hoje, a clínica atenderá, no período da manhã, os pacientes que vieram da região e fechará as portas à tarde por conta do luto.
Bauruense, o médico Ivander Bastazini era apaixonado pela cidade onde nasceu. Tanto que batizou como Bauru uma fazenda sua em Araguaiana (MT). Familiares ainda destacam o quão simples, humilde e igualitário era o dermatologista, que também era professor doutor pela Unesp e dava aulas de cirurgia no Lauro.
Adorava tanto a profissão, que era considerado por parentes como um médico-sacerdote por também suavizar a vida das pessoas. Integrava, inclusive, a Pastoral da Saúde. O dermatologista deixa a esposa Erica Karg Bastazini, o filho Ivander Bastazini Junior, nora e dois netos. Não haverá sepultamento. Seu corpo será cremado, quando será realizada uma despedida apenas para a família e amigos muito próximos.