Kleber Santos

Cidade sem Marca é Cidade sem Rosto


| Tempo de leitura: 2 min

Pense em Brotas, Gramado, Jerusalém ou Paris. Que associações vêm à mente quando esses nomes são mencionados? Todos nós carregamos um certo conjunto de associações em nossa mente, as quais são invocadas quase inconscientemente quando ouvimos falar dessas cidades.

Isso acontece porque esses municípios já se autodefiniram e transformaram sua identidade em uma marca exclusiva.

A chave para o sucesso da estratégia que transformou esses lugares em marcas poderosas é que eles descobriram e colocaram em ação o que torna suas histórias únicas e, em seguida, contaram ao público-alvo de uma forma original, simples e convincente.

COMO DEFINIR

A marca de uma cidade é definida a partir de um processo no qual avançadas técnicas de marketing em cooperação com profissionais multidisciplinares são utilizadas para obter um posição, envolvendo o poder público, iniciativa privada, profissionais especializados e as entidades representativas da sociedade. Essa troca de conhecimento e interação entre os diversos setores possibilita conhecer a vocação, a identidade, a cultura, os arquétipos, os símbolos da cidade, bem como definir a missão, a visão e os valores do lugar. Outro aspecto importante é verificar como as pessoas de fora veem a cidade. É recomendável pesquisar também como outros municípios lidam com a marca e como eles se posicionam, o que vai ajudar a sua cidade a se diferenciar e ocupar uma posição que nenhuma outra ocupou ainda.

MUDANÇAS E VANTAGENS

Antigamente a atração de investimentos era historicamente definida por fatores baseados na localização, proximidade da matéria-prima, mercados ou outras vantagens baseadas na geografia. No entanto, à medida que as economias estão mudando da manufatura para os serviços, outros itens, como a reputação do lugar, segurança, custo de vida, clima e a disponibilidade e acessibilidade de moradia, ganharam mais peso como diferencial. Tornaram-se igualmente determinantes ou até mais importantes para compor a marca e atrair o capital, o talento e o turismo.

A HORA É AGORA

Como se pode ver, a cidade que não tem a própria marca está em desvantagem competitiva em relação às que já se definiram. Por isso, fica aqui uma dica para os prefeitos e vereadores que tomaram posse nesse último dia 1º de janeiro. Se a sua cidade ainda não tem uma marca que a torna diferente das demais, não perca a oportunidade de colocar esse assunto na pauta.

Se precisar, busque ajuda profissional. Posso lhe assegurar que todo esforço vale a pena porque essa iniciativa seguramente vai gerar desenvolvimento econômico e social e vai melhorar a qualidade de vida da população do seu município, no presente e no futuro.

Se você curte a Coluna “Marketing 360º”, compartilhe em suas redes sociais. E que tal sugerir o próximo artigo? Envie sua sugestão para o meu e-mail kleber@spcentro.com.br (spcentro.com.br / klebersantosconsultor.com.br ) e, quem sabe, será o próximo tema da nossa Coluna.

 

Comentários

Comentários